Farroupilha registrou a abertura de 1,1 mil empresas em 2018. O número representa um aumento de 34% em comparação ao ano de 2017 quando foram abertas 868.
Leia mais
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, das empresas abertas, 712 são Microempreendedores individuais (Meis), esse número representa 61%. Do total de empresas abertas, todas conseguiram obter o alvará em até 48 horas.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Roque Servegnini, a agilidade e a desburocratização na emissão dos alvarás é o principal fator para o crescimento de empreendimentos no município.
“Não temos mais a burocracia que tínhamos em anos anteriores onde a emissão do alvará demora 400 dias, hoje dependendo o caso em até 24 horas o alvará esta na mão do empreendedor. E isso contribuiu muito para que as pessoas abrissem seus negócios no município. Outro fator interessante foi nossa união de esforços, com bombeiros, imobiliárias, escritórios de contabilidades, com os engenheiros e isso facilitou para agilizar o processo na abertura de empresas”, destaca.
Para o ano de 2019 o desafio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda é emitir o alvará em até 12 horas. Alguns testes estão sendo realizados e ao que tudo indica o objetivo será concretizado.