De acordo com a pesquisa de intenção de compras da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Caxias, 55,8% dos consumidores pretendem ir às compras para o Dia das Mães neste ano. O número representa crescimento de 3,5% ao observado em 2024. O aumento também deve refletir no ticket médio estimado, alcançando R$ 251,27, alta de 7,1% em relação ao ano anterior.
Para 63,5% dos participantes, o investimento será maior do que em 2024. Entre as principais justificativas, apontadas por 62,2% dos moradores da cidade, está o aumento nos preços dos produtos, seguido pelo desejo de oferecer um presente melhor (35,1%). Outros 22,4% disseram que será igual e 14,1% menor.
Entre os que investirão menos, a maioria (60%) justificou a necessidade de cortar custos. Para 23,3%, os produtos estão mais caros e não querem gastar um valor maior, 10% responderam estarem desempregados ou com redução de renda e 6,7% têm menos pessoas para presentear.
Preferências dos Consumidores
Apesar da alta nos preços, a tradicional pesquisa realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias indica que 74,7% dos caxienses já sabem o que comprarão. Os itens de vestuário (26,1%) lideram a preferência, seguido por calçados (19,4%) e produtos de beleza e cuidados pessoais (16,3%). A pesquisa mostra também que apenas 28% dos entrevistados devem comprar o que presenteada pede.
Ainda foram mencionados em menor percentual: flores (10,9%), utensílios domésticos (8,4%), vale-presente ou dinheiro (5,4%), chocolates e doces (4,9%), joias e relógios (4,8%) e eletroeletrônicos (3,5%). Serviços como almoços em casa ou em restaurantes também ganharam espaço, sendo escolhidos por 62,4% e 33,4% dos consumidores, respectivamente.
Quanto às formas de pagamento, o dinheiro foi o mais mencionado (30,4%), acompanhado do cartão de débito (26,2%)ePix (25,3%). Apenas 17,3% pretendem usar cartão de crédito e o crediário foi mencionado por apenas 0,8%.