O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, realizou na última sexta-feira, dia 14, a formatura das turmas dos Programas de Residência Médica em Pediatria e em Clínica Médica. A cerimônia, que ocorreu no Salão de Eventos do CIC-BG, reuniu direção, preceptores, familiares e convidados para celebrar a formatura de 6 novos profissionais que carregam os valores e a cultura de excelência da instituição.
O Tacchini Saúde iniciou as atividades de residência médica em 2022. Assim as profissionais Marina Nilsson Ballotin e Tânia Fernandes Silva formaram a primeira turma de residentes em Pediatria da instituição, uma vez que o curso tem duração de 3 anos e Já o Programa de Residência Médica em Clínica Médica tem duração de 2 anos e a primeira turma se formou no ano passado. Em 2025, a turma de formandos foi composta por Camila Borrim, Fernando Salvati, Luiza Thomas Nascimento e Renata Sartor Fachinelli.
“A formação dos médicos residentes no Hospital Tacchini vai muito além do conhecimento técnico e do conteúdo encontrado nos livros de medicina. Nosso compromisso é formar profissionais que compreendam que a essência da prática médica está na centralidade do paciente. Aqui, incentivamos um olhar humanizado, que valoriza não apenas o diagnóstico e o tratamento, mas também a escuta, a empatia e o respeito às particularidades de cada indivíduo. A excelência médica nasce quando alicerçamos a ciência na sensibilidade e na responsabilidade de cuidar da vida em sua totalidade”,
descreveu o diretor do Tacchimed e diretor de Conhecimento, Pesquisa e Inovação do Tacchini Saúde, Luís César Souto de Moura.
Pediatria
Os médicos que concluíram a residência em Pediatria estão preparados para atuar em diversas frentes da saúde infantil, desde o atendimento ambulatorial até a assistência hospitalar. Com uma formação abrangente, eles são capacitados para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, realizar diagnósticos precoces, tratar doenças pediátricas e orientar famílias sobre prevenção e cuidados essenciais.
Além do atendimento clínico, muitos desses profissionais também se dedicam à neonatologia, emergências pediátricas e unidades de terapia intensiva infantil, garantindo suporte especializado em diferentes níveis de complexidade.
Além da prática assistencial, os pediatras também podem atuar na área acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais e para a pesquisa científica voltada à saúde infantil. Outra possibilidade é a subespecialização em áreas como cardiologia pediátrica, alergologia, neurologia e endocrinologia, ampliando ainda mais o espectro de atuação desses médicos.
Clínica Médica
A Clínica Médica é considerada a base da medicina, uma vez que o profissional é capacitado para tratar a maioria das enfermidades não cirúrgicas em adultos. Além disso, a formação é pré-requisito para praticamente todas as subespecialidades clínicas.
O clínico faz diagnósticos e indica tratamentos a partir de um quadro de sintomas que pode ser bastante variado. Por conta disso, muitas vezes, ele é a porta de entrada de um paciente para a investigação de algum problema mais sério.
Em contrapartida, ele também indica exames para a realização de check-ups para aqueles que não possuem queixas específicas ou apenas desejam ter uma visão completa do próprio estado de saúde. Os locais de atuação de um médico clínico são variados: ele realiza atendimentos em consultórios, mas também integra equipes de emergências e internações.