Secretaria da Administração de Gramado pode lançar dois concursos públicos para contratar profissionais para atuar na prefeitura, ainda, em 2025. A estimativa da é que haja a abertura de centenas de vagas. Somente para o quadro do magistério, por exemplo, serão 191 oportunidades, além de cadastro reserva.
O último concurso ficou vigente até 2023. Para suprir as demandas, foram lançados processos seletivos simplificados e contratos emergenciais. Contudo, a intenção é encerrá-los e contratar servidores efetivos.
“Temos bastante trabalho em fazer essas contratações emergenciais, mas foi a forma que encontramos para não ficar sem profissionais. Mas o intuito é realizarmos sempre concurso. No caso do magistério, a rotatividade não é interessante, pois os professores acabam não criando vínculos com as crianças”, declara a secretária da pasta, Débora Brantes.
No último concurso realizado em 2019, foram mais de 15 mil participantes de todo o país, para cerca de 100 vagas. Por isso, o processo será dividido. Primeiro, haverá o concurso específico para as vagas na educação e, depois, do quadro geral.
A Secretaria está finalizando os documentos necessários para criar o termo de referência para contratar a empresa que fará a aplicação da prova. O objetivo é que as inscrições para o concurso do magistério iniciem em breve.
Nos últimos anos, a prefeitura estruturou o quadro de servidores, incluindo mais 70 cargos, que devem entrar nos próximos concursos, como monitor de educação de 40 horas, professor de Espanhol, psicopedagogo e geólogo.
A previsão de cargos e mais cadastro reserva para o concurso do magistério inclui monitor de educação: 100 vagas; professor de educação infantil: 30 vagas; professor área I: 20 vagas; professor área II: 20 vagas; professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE): 8 vagas; supervisor pedagógico: 6 vagas; orientador educacional: 6 vagas; e psicopedagogo: 1 vaga. Os salários iniciais variam de acordo com o cargo e carga horária, de R$ 2.244,39 a até R$ 6.054,81.
A contratação da empresa e divulgação do calendário deve acontecer nas próximas semanas. A expectativa é que haja, pelo menos, 4,5 mil inscritos. Nos dois concursos, as inscrições serão on-line e as provas presenciais. Ainda não há informações sobre as taxas de inscrição, mas são de acordo com o nível de escolaridade que a vaga exige.
“Gramado tem um dos maiores salários da região, mas procuramos também dar infraestrutura e treinamentos”, pontua, comentando sobre benefícios disponíveis, como plano de carreira, avaliação de desempenho e equipe própria de Medicina do Trabalho.