O governador Eduardo Leite realizará coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17), às 11h, no Palácio Piratini, para anunciar o novo sistema free flow em estradas localizadas na Serra Gaúcha e no Vale do Caí que fazem parte do Bloco 3 do plano de concessão de rodovias estaduais.
Na coletiva, o governador e o secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, irão detalhar como será o sistema, que vai substituir as praças de pedágio nas estradas concedidas e administradas pelo consórcio Caminhos da Serra Gaúcha. O Bloco 3 tem 271,5 quilômetros e compreende as estradas ERS-122 (km 0 ao 168), ERS-240 (km 0 ao 33), RSC-287 (km 0 ao 21), ERS-446 (km 0 ao 14), RSC-453 (km 101 ao 121) e BR-470 (km 220 ao 233).
A coletiva de imprensa será transmitida pelo YouTube do governo do Estado, para que jornalistas das regiões Serra e Vale do Caí, bem como de veículos de fora do RS, possam acompanhar. Aqueles que quiserem fazer perguntas devem contatar a Direção de Jornalismo da Secom (Whats App: 51 99803.4442) para se inscrever e receber link específico.
Afinal, o que é o pedágio Free Flow? O Leouve explica
O pedágio Free Flow é um novo sistema de pedágio no Brasil, essa tecnologia foi aprovada pelo CONTRAN em dezembro de 2021 e a implementação começou no início de 2023 em fase de testes.
A novidade veio a partir da mudança do nosso CTB (Código Brasileiro de Trânsito) em junho de 2021, por meio da Lei 14.157/21. A proposta dessa benfeitoria é a cobrança de pedágio sem cabine ou qualquer outro tipo de atendimento presencial.
Portanto, a chegada do pedágio Free Flow no Brasil pretende tornar a experiência “livre” na passagem. Dessa forma, a cobrança não acontece por meio das cabines, dos postos de cobrança que contam com uma estrutura de atendimento ao cliente.
Nesse modelo de “passagem livre”, a cobrança do valor do pedágio é feita de forma instantânea usando uma tecnologia de emissão e recepção de sinais na rodovia. Assim, antenas são instaladas no local para realizar a cobrança automática do pedágio.
Não podemos negar que essa é uma grande novidade no Brasil, mas ela já foi posta em prática em mais de 20 países, inclusive na América Latina. O Chile conta com a tecnologia Free Flow e tem mais de 20 anos de experiência com essa categoria de cobrança.
A tendência é que o uso do pedágio Free Flow no Brasil ganhe força nos próximos anos e seja ampliado, conforme as novas concessões para terceirização de rodovias forem liberadas. É interessante focar nesse movimento porque ele tende a tornar as estradas mais seguras sem impactar negativamente no tempo de viagem.