Forqueta Cultural ocorre no primeiro final de semana de agosto em Caxias do Sul

Um clássico do cinema italiano – “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sica – e uma iguaria da culinária colonial…

Publicado por
10:28 - 30/07/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Forqueta Cultural ocorre no primeiro final de semana de agosto em Caxias do Sul

Foto: Jessica Melinda / Forqueta Cultural

Um clássico do cinema italiano – “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sica – e uma iguaria da culinária colonial da Serra, o pien, abrem a programação de agosto do Forqueta Cultural. A agenda gratuita de cultura e lazer une cinema, gastronomia, filó, teatro na praça central e atividades em outros pontos do bairro de sexta a segunda-feira (5 a 8). A programação vai até setembro e esta é a terceira edição do projeto realizado pelo Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura.

Na abertura, sexta-feira, às 19h30min, o antológico “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio de Sica, mostra uma Roma desafiadora para a vida de um trabalhador humilde que, ao perder sua bicicleta, sai com o filho para resgatar muito mais do que seu instrumento de trabalho. Para acompanhar o filme, tem degustação do pien, uma iguaria que é presença recorrente nos almoços de colônia da Serra gaúcha. Trata-se de mais uma receita afetiva do legado da Nona Severina.

No sábado à tarde a programação prevê duas atividades no Ponto de Cultura Costurando Sonhos: às 14h tem visitação guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, e, em seguida, às 14h30min, será exibido o filme infantil “Abominável”. A animação mostra os desafios de um grupo de crianças para manter e proteger a sua relação com um ser diferentão e pra lá de afetivo.

Seguindo na tarde de sábado, às 16h, na Praça de Forqueta, o público poderá conhecer Rarley Davidson, uma palhaça nada convencional, que vai animar a plateia com seus números de alta periculosidade e muitas atrapalhações. O trabalho é uma criação da atriz Odelta Simonetti e tem circulado por diferentes espaços de Caxias do Sul e região, além de festivais como o Palco Giratório, sempre conquistando adultos e crianças.

Para o domingo, às 15h, o Filó Comunitário promete animar a comunidade do Menino Deus e quem mais chegar com a o grupo Felice Personne com seu repertório de músicas tradicionais italianas e outras mais. O convidado especial desta edição é o músico Valdir Verona, que traz consigo integrantes do grupo Violeiros da Serra Gaúcha com uma variada cantoria de músicas acompanhadas de violas de 10 cordas. De complemento, a mesa farta como manda a tradição dos filós dos descendentes de italianos.

Na segunda-feira, às 14h30min a Escola Padre Vicente Bertoni, da comunidade de São Roque, tem Cinema na Escola. O filme escolhido para a sessão da gurizada é “O Circo”, com o eterno Carlitos às voltas com estripulias e desencontros num picadeiro circense.

O projeto busca contribuir para a valorização histórica e cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul. A proposta acredita também na formação de público para arte, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da apreciação artística.

O Forqueta Cultural tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

FORQUETA CULTURAL – PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO/2022

05/08 – Sexta-Feira
19h30min – Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Cinema com Pien: Ladrões de Bicicleta e degustação de pien

06/08 – Sábado 
14h – Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Visita Guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp

14h30 – Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Cinema Infantil: Abominável

16h – Praça de Forqueta: Teatro na Praça
Rarley Davidson, com Odelta Simonetti

07/08 – Domingo
15h – Filó Comunitário – Capela Menino Deus
Grupo Felice Persone – Participação de Valdir Verona e os Violeiros da Serra Gaúcha

08/08 – Segunda-feira
14h30min – Cinema na Escola – Escola Padre Vicente Bertoni – Comunidade de São Roque
O circo, de Charles Chaplin

FILÓ COMUNITÁRIO – CAPELA MENINO DEUS  

O Filó Comunitário é a comunidade em Festa. Encontro comunitário onde os próprios moradores são os artistas. As pessoas levam seus instrumentos e figurinos e apresentam seus dotes artísticos de forma descontraída e informal. Também reúne a gastronomia do local.

*Fonte Assessoria Forqueta Cultural

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp