A edição de 2019 da Festa da Uva, realizada de 22 de fevereiro a 10 de março, em Caxias do Sul, registrou resultado positivo de R$ 70 mil. O balanço foi validado pela Comissão Comunitária na noite desta segunda-feira (29), em reunião com o Conselho Consultivo da Festa. O resultado contabiliza patrocínio, venda de ingresso e de espaço físico para expositores.
Leia mais
Estado abre nesta semana licitação para estudo de viabilidade do acesso ao aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul
Especialistas compartilham perspectivas para a economia gaúcha e brasileira em painel na UCS, em Caxias do Sul
Obras de asfaltamento no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul, são concluídas
Durante os 16 dias de evento, a Festa da Uva contou com a participação de mais de 680 mil pessoas, que visitaram os pavilhões e estiveram nas atividades externas promovidas pela Festa.
Segundo pesquisa realizada pela empresa Ponto Pesquisa e Consultoria, mais de 50% do público que passou pelos pavilhões considerou a Festa “excelente” ou “muito boa”.
“Nessa edição, promovemos uma grande integração entre as comunidades do município. Ficamos contentes em perceber que isso foi muito bem aceito, também, pelos turistas.
A Festa da Uva é da comunidade, do nosso povo. Por isso, o sucesso do nosso evento também é de responsabilidade de cada um que participou, que se comprometeu e que contribuiu de alguma forma para o desenvolvimento da nossa Festa”, salienta a Presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Randon.
Com o objetivo de ser um evento autossustentável e com proposta inovadora, essa edição da Festa apresentou novidades, como é o caso dos desfiles realizados dentro dos pavilhões, a isenção do ingresso durante o período do almoço e o investimento em cenografia, que será reaproveitada para as próximas edições.
“O comportamento das pessoas está em constante transformação, e a nossa Festa também precisa se atualizar. Tudo o que fizemos foi com o intuito de entregar um evento atrativo para o nosso público e, ao mesmo tempo, sustentável”, destaca Sandra, que ainda lembra que essa edição da Festa não contou com o apoio de verba pública.
Durante os dias de evento, mais de 100 toneladas de uva foram distribuídas para o público e 30 toneladas foram comercializadas. O evento contou com 240 expositores nas áreas de indústria, comércio, serviço, entidades e patrocinadores e 100 expositores na área de gastronomia.
Além disso, nesta edição, o visitante pode conferir 50 expositores da agroindústria familiar e dez distritos da região, o que representou a força do interior de Caxias do Sul.
A Comissão Comunitária destaca que está, juntamente com o Conselho da Festa, analisando os acertos e os pontos de melhoria do evento e que, no início do segundo semestre, fará a divulgação da data da próxima edição da Festa da Uva.