Festa da Criança ocorre nesta quarta-feira na MAESA, em Caxias do Sul

Nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, a Rua Plácido de Castro, no bairro Exposição, em frente ao Complexo da…

Publicado por
10:31 - 11/10/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: João Pedro Bressan

Nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, a Rua Plácido de Castro, no bairro Exposição, em frente ao Complexo da MAESA, será o endereço certo para mães, pais, familiares e demais envolvidos responsáveis desfrutarem de uma merecida folga após dois longos anos de convivência intensa e cheia de energia confinados em casa com filhos, sobrinhos e amiguinhos – ou para se juntarem a eles na diversão. Depois da interrupção forçada pela pandemia de COVID-19, a Festa da Criança está de volta, com mais de 40 ações e atrações abertas ao público.

O menu de atividades oferece apresentações artísticas das mais variadas – incluindo musicais e teatrais – e espaços com as mais diversas opções de jogos e brincadeiras – incluindo o resgate de alguns clássicos da infância de safras anteriores, como pé-de-lata, corrida do saco, bilboquê, vai-e-vem, amarelinha, bambolê, boliche de garrafas, jogo de argolas e bolha de sabão – cortesia da equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM), ligado à Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Um bom exemplo da multiplicidade de atrações começa logo no palco principal: além da performance dos artistas descobertos entre os beneficiários dos Centros de Convivência parceiros da Fundação de Assistência Social (FAS), haverá uma dinâmica de RPG com o grupo Dinotunders, show do rapper Chiquinho Divilas, com o Projeto RAPajador e teatro Dengue Aqui Não, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Interessadas ou não em educação financeira, as crianças que quiserem apreciar a pipoca e o algodão-doce distribuídos gratuitamente, precisarão antes cumprir uma pequena missão: participar de alguma das várias oficinas (sobre saúde, educação ambiental, primeira infância ou proteção social, por exemplo), jogos ou brincadeiras à disposição no local para conquistar um valor em dinheirinho de faz-de-conta. A moeda corrente da Festa da Criança deverá ser trocada em uma estação especial (cheia de brinquedos infláveis) montada pelo PROCON para esta operação de câmbio: a Proconlândia.

Outro destaque será o Palco Téti, que integra o Festival de Arte e Cultura para a Infância, cuja programação se desenrola ao longo de todo o mês e tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Com DJ Mono nas picapes, enquanto a tarde corre, haverá apresentação da Trupe Carambola, Brincaverso, festival de brincadeiras, Paradinha da Infância, o espetáculo circense Circolando por aí, da Cia. Espícula, e Aulão de Dança com Maisa Santos.

A estrutura para acolher quem não pretende passar a tarde toda na cama elástica ou nos infláveis ainda prevê fornecimento de água do SAMAE e de erva-mate (só precisa trazer de casa a cuia e a bomba), ambulância do SAMU, banheiros químicos e espaço com food-trucks, comercializando alimentos e bebidas. Para salvar papais e mamães com aquele problema de esquecimento ou de agenda, um posto avançado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferecerá aplicação da vacina da poliomielite em crianças de um a quatro anos.

E, sim: no espaço da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), além da sempre concorrida distribuição de mudas, alguns dos hóspedes de quatro patas do Canil Municipal estarão dispostos a fazer amigos e à espera de um novo lar.

*Fonte Prefeitura

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp