Empreendedorismo

Fecomércio inaugura sede de nove andares em Porto Alegre

Obra ambientalmente responsável consumiu 220 milhões de reais e também abrigará o Sesc e o Senac

Fecomércio inaugura sede de nove andares em Porto Alegre

“A casa do comércio gaúcho”, assim o presidente da Fecomércio-RS Luiz Carlos Bohn gosta de se referir à moderna, imponente e ecologicamente correta nova sede da instituição que será oficialmente inaugurada nesta terça-feira,22.

Localizada às margens da Freeway e com acesso pelo bairro Anchieta, passando pela Ceasa, a estrutura com nove andares e dois anexos já vem sendo utilizada há pelo menos um ano . A inauguração não ocorreu anteriormente por conta da pandemia. O mesmo fator fez com que até hoje nunca os cerca 600 colaboradores fossem trabalhar ao mesmo tempo no endereço.

Resultado de um investimento de R$ 220 milhões e abrigará também as sedes administrativas do Sesca e Senac.

Como descreve um orgulhoso Bohn, “nossa obra além de bonita ficou mais funcional do que a antiga. É impactante e não descuidou dos impactos ambientais”. As 250 placas solares instaladas no pátio serão responsáveis pela produção de metade da energia consumida no local. Há ainda uma estação de tratamento de esgoto própria, tratando 100% do esgoto produzido – na comparação o país trata apenas 45% e Porto Alegre 50% do seu esgoto.

Vista do anexo(esquerda) centro de eventos (centro) placas solares e lago ao fundo.

No amplo terreno existe ainda um lago artificial e uma bacia de contenção de grande dimensão que permite a drenagem de água do próprio terreno e da vizinhança em dias de chuva extrema. O próprio sistema de pavimentação permeável e tetos verdes se alinham com a concepção ecologicamente correta da obra. Por fim, a própria construção com pré-moldados demonstrou cuidados ambientais reduzindo a produção de resíduos e até de acidentes de trabalho. Todos estes cuidados culminaram com o recebimento da Certificação de Alta Qualidade Ambiental/ Certificação Aqua.

A reportagem do Leouve conheceu a nova sede em visita acompanhada pelos vice-presidentes da Casa André Roncato e Daniel Amadio. Com ar condicionado inteligente, iluminação favorecida por abertura laterais a sede conta ainda com doas amplos restaurantes, uma escolinha infantil, um centro de eventos com capacidade para receber 1.000 convidados. Um dos nove andares será destinado para fomentar startups.

O auditório para as sessões plenárias da instituição é um capítulo à parte. De uma modernidade ímpar, o espaço conta  com câmera que se auto direciona ao microfone em uso. São mais de 100 assentos e vários telões que transmitem a imagem dos participantes em tempo real.

O projeto hora entregue refere-se apenas à primeira etapa. Já há projeção da construção de um edifício para abrigar a Faculdade Senac e em outra etapa a construção de um novo espaço de eventos para recepcionar até 10 mil participantes.

Cuidado com os colaboradores: espaço com redes no pátio

“Um sonho sonhado por um é apenas um sonho, mas quando sonhado por muitos resulta em algo como o que estamos vendo aqui”, diz um emocionado presidente que se sente agradecido por estar no cargo exatamente no momento da entrega da obra aos milhares de comerciantes do estado e mais de 50 sindicatos afiliados.