O Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Consulado Geral do Uruguai em Porto Alegre, promoverá evento sobre enoturismo nesta quinta-feira (1º/9), às 10h, na Casa do Uruguai, no Pavilhão Internacional, no Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer.
O workshop Integração e Desenvolvimento Brasil/Uruguai tem como objetivos fortalecer a relação entre os países e tratar sobre a implementação de políticas que envolvam os governos do Rio Grande do Sul e do Uruguai e suas sociedades civis no que diz respeito ao enoturismo.
Estão confirmadas as presenças do ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, do secretário do Desenvolvimento Econômico do RS, Joel Maraschin, representantes de associações do Vale dos Vinhedos e dos Olivais e empresários do ramo da vitivinicultura.
Serviço – Enoturismo entre Brasil e Uruguai
• O quê: workshop Integração e Desenvolvimento Brasil/Uruguai sobre enoturismo
• Quando: quinta-feira (1º/9), às 10h
• Onde: Casa do Uruguai, no Pavilhão Internacional, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Agroturismo agrega valor a propriedades e proporciona experiências no meio rural gaúcho
O Agroturismo no Rio Grande do Sul foi pauta do RS Innovation Agro nesta terça-feira (30/8), durante a 45ª Expointer. Secretários de Estado e empresários discutiram formas de criar ainda mais valor ao segmento e ampliar a sua representatividade, ainda que haja uma série de empreendimentos demonstrando uma tendência positiva para o desenvolvimento de novas iniciativas no RS.
Durante o painel, o secretário de Turismo do RS, Raphael Ayub, destacou a importância de se aproximar o turismo do agronegócio como forma de agregar valor ao produto final e gerar experi ências diferenciadas à população. De acordo com ele, o momento pós-pandemia tem se caracterizado pelo aumento do turismo interno no Rio Grande do Sul, em um movimento de redescoberta do Estado.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Alsones Balestrin, ressaltou a correlação entre inovação, ciência e tecnologia com o turismo e com o agro, lembrando que a inovação é, na verdade, conhecimento aplicado. Assim como Ayub, Balestrin entende que o diferencial do agroturismo é o valor agregado somado à produção tradicional do Estado. Além de agregar valor, o agroturismo gera mais empregos, acrescentou João Francisco Wolf, presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac). Segundo ele, o segmento tem ainda um papel didático ao proporcionar ao consumidor uma visão de como funciona a cadeia de produção das várias áreas do agronegócio gaúcho, aproximando o público da cidade com o campo.
Dois dos ramos mais relevantes do agroturismo do RS, o enoturismo e o oliviturismo, foram detalhados no painel. O presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, disse que o oliviturismo movimentou cerca de 500 mil pessoas nos últimos 12 meses. Segundo ele, a produção do azeite de oliva, assim como a de vinho, é uma vocação do RS, resultando em azeites de excelência premiados com o selo Produto Premium – Origem e Qualidade RS – Ibraoliva, da SICT. Conforme o presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Clori Peruzzo, o enoturismo cresceu 50% no Estado em relação a 2019. Ele disse que a gastronomia diferenciada e de alta qualidade atrai os turistas para a região dos pampas, com destaque para a carne vermelha, o vinho tinto e o azeite de oliva.
Sobre o RS Innovation Agro
O RS Innovation Agro é o primeiro espaço voltado exclusivamente para inovação no agro na Expointer e funciona de 27 de agosto a 4 de setembro. A iniciativa é uma realização da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) com apoio estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT). O ambiente consiste em um hub para compartilhar, debater e divulgar soluções tecnológicas e de inovação no setor do agronegócio e estará localizado dentro da Casa da Febrac, na Avenida Boulevard, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Durante os nove dias de funcionamento, deve contar com a exposição de mais de 60 startups e 10 empresas, além da participação de mais de 100 speakers. Entre seus principais espaços estão o RS Innovation Agro Stage, onde são realizadas as palestras, painéis e pitchs de startups.