TECNOLOGIA NACIONAL

Empresa de Caxias do Sul desenvolve sistema para primeiro caminhão híbrido brasileiro

Veículo conta com um motor a diesel e um sistema de eixo auxiliar elétrico desenvolvido pela Suspensys

Empresa de Caxias do Sul desenvolve sistema para primeiro caminhão híbrido brasileiro
Foto: Divulgação/VW

A Suspensys, uma das empresas de Autopeças da Randoncorp, participa do desenvolvimento do primeiro caminhão conceito híbrido no mercado nacional. Destaque do espaço dedicado à sustentabilidade no estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus durante a Fenatran 2024, o caminhão conceito VW Meteor Hybrid conta com sistema de tração inteligente, desenvolvido em conjunto sob medida para a infraestrutura brasileira.

Dotado de um motor a diesel e um sistema de eixo auxiliar elétrico desenvolvido pela Suspensys, esse veículo vem com sistema de tração inteligente para gerenciar o uso, maximizando a performance e proporcionando benefícios significativos de tempo de viagem, economia de combustível e desgaste do sistema de freio. Possibilita, ainda, aos transportadores e embarcadores, ganhos expressivos de descarbonização aliados às metas ESG.

O sistema proporciona mais capacidade de tração, já que o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6×4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado. Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até velocidade graças a seu adicional de força trativa nas rodas.

Por outro lado, também conta com sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. O custo operacional ainda se beneficia da menor exigência do conjunto diesel e do sistema de freios. Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações e nos locais com variações de altimetria ao longo de um trajeto, aumentando a eficiência e a quantidade armazenada na bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.

“Considerando o sistema de tração inteligente, gerenciamento de bateria e sensoriamento de acoplamento da composição amplamente testado, a utilização do caminhão conceito VW Meteor Hybrid juntamente com o semirreboque Hybrid R, da Randon, proporciona benefícios ainda maiores para os transportadores de cargas para um futuro sustentável”, salienta o vice-presidente Executivo para América do Sul e COO da vertical Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.

O conceito caminhão VW Meteor Hybrid com sistema de eixo auxiliar de tração desenvolvido pela Suspensys agrega soluções para a eletrificação ao mesmo tempo em que flexibiliza a necessidade de infraestrutura, já que o modelo pode rodar somente com o motor a diesel se não houver possibilidade de carregamento em viagens de longa distância ou mesmo receber uma recarga em sistema convencional.

A construção conjunta deste novo conceito tecnológico reforça a parceria de longa data da Randoncorp com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, avançando em uma solução única, que potencializa as expertises de todos os parceiros envolvidos.

“Esse movimento demonstra a vanguarda e a versatilidade das soluções e-Sys para o mercado da mobilidade, depois do lançamento de aplicações em implementos rodoviários e agrícolas. Em um ambiente desafiador, como a logística rodoviária continental do Brasil, podemos criar, de forma colaborativa, uma solução adequada ao mercado nacional, explorando o potencial das nossas soluções de eletromobilidade para a descarbonização da cadeia de transportes e veículos pesados”, reforça o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.