Empregos com carteira assinada
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vacaria foi o quarto município do Rio Grande do Sul que mais gerou empregos com carteira assinada em novembro de 2025. A cidade registrou saldo positivo de 652 vagas no mês, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No ranking estadual, Vacaria ficou atrás apenas de Porto Alegre, Pelotas e Santa Rosa. Morro Redondo completou a lista dos cinco municípios com melhor desempenho na geração de empregos no período.

No Rio Grande do Sul, o saldo de novembro foi de 4.635 novos postos formais, resultado de 116.038 admissões e 111.403 desligamentos. O comércio liderou a criação de vagas no mês, seguido pela agropecuária e pelo setor de serviços. A indústria e a construção civil fecharam novembro com saldo negativo.

De janeiro a novembro de 2025, o Estado acumulou 82.927 novas vagas com carteira assinada. No período, foram registradas 1.528.430 contratações e 1.445.503 demissões. O setor de serviços apresentou o maior crescimento no acumulado do ano, com saldo de 43.356 empregos.

O secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, afirmou que os resultados refletem ações conjuntas entre o Estado e os municípios.

“Os números positivos são resultado de programas desenvolvidos em parceria com as prefeituras, que contribuem para a manutenção e a geração de empregos”, disse.

Segundo ele, novas iniciativas de qualificação profissional devem ser anunciadas para ampliar as oportunidades no próximo ano.