
O Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha (Sismuf) utilizou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, sendo representado pela presidente Beatriz Sosnoski e pelo servidor Benhur Bertami Júnior. Na oportunidade, o sindicato utilizou o espaço para homenagear o empenho e a dedicação dos servidores públicos municipais, destacando o papel essencial da categoria para o funcionamento do Estado e o atendimento à população.
Sosnoski atentou sobre a importância do funcionalismo público, sendo ela, uma profissão que chega onde ninguém mais vai; atende a todos e garante o Estado democrático. A presidente defendeu a garantia de direitos do servidor e o diálogo permanente entre classe e Administração Pública como forma de valorização, e por conseguinte eficiência dos serviços.
Para isso, Bertami Júnior citou a importância do Fundo Próprio de Previdência Social, devendo ele ser tratado com comprometimento e transparência para garantir a justiça social. Ele enfatiza a necessidade de que a gestão previdenciária seja promovida por meio de dados completos que reflitam a realidade atual do serviço público municipal.
A vinda do Sismuf foi estimulada em virtude de projetos do Executivo Municipal, protocolados no dia 28 de outubro, os quais modificam regramentos referentes a pensão por morte concedida aos dependentes dos servidores públicos; o Plano de Amortização no custeio especial; e a criação do Departamento-Geral de Previdência.
Todas essas proposições estão em análise nas Comissões Parlamentares.