Servidores municipais de Caxias do Sul realizaram um ato na manhã desta quinta-feira (27) no Largo da Prefeitura para reivindicar reajuste salarial de 5,5%. A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), que também cobra o encaminhamento e aprovação de uma nova lei municipal para corrigir distorções salariais criadas pela Lei 409.
Durante a manifestação, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, destacou que os trabalhadores apresentaram uma série de medidas para viabilizar a concessão do reajuste. Entre as sugestões, estão o corte de 50% dos cargos de confiança nomeados em 2025, a redução de gastos com publicidade e a revisão de contratos municipais com redução de 2% nos valores.
“Servimos hoje um salchipão ao meio-dia porque, com o aumento no nosso vale-alimentação, é só isso que poderemos comer. Foi um aumento muito baixo e só para os servidores da ativa. Esperamos que o prefeito nos atenda”, afirmou Silvana, ressaltando que a categoria permanece mobilizada.
Na última semana, os servidores participaram de uma ação solidária no Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs), dobrando o número de doações de sangue na data. A mobilização da categoria segue com uma vigília e um abraço simbólico ao prédio da prefeitura programados para o dia 2 de abril.
Após o ato desta quinta-feira, representantes do Sindiserv se reuniram com o prefeito Adiló Didomenico e secretários municipais. No encontro, Silvana reforçou as reivindicações, mas, segundo ela, não houve avanço nas negociações. Uma nova rodada de reuniões deve ocorrer, ainda sem data definida.