720 VAGAS

Governo do RS abre concurso para escrivão e inspetor da Polícia Civil

Certame prevê o provimento inicial de 720 vagas, sendo 360 para Escrivão e 360 para Inspetor; A prova teórico-objetiva e a redação estão previstas para o dia 18 de janeiro de 2026.

Polícia Civil investiga homicídio e tentativa de homicídio em Vacaria. Imagem Ilustrativa. Arquivo Leouve.
Imagem Ilustrativa. Arquivo Leouve.

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (24) o Edital nº 06/2025, que anuncia a abertura do concurso público para ingresso nas carreiras de Escrivão e Inspetor de Polícia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

O certame prevê o provimento inicial de 720 vagas, sendo 360 para Escrivão de Polícia e 360 para Inspetor de Polícia. O edital também estabelece que outras vagas poderão ser abertas durante o prazo de validade do concurso, conforme autorização do governo estadual.

As inscrições estarão abertas entre 27 de outubro e 26 de novembro de 2025, até as 17h, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Fundatec (www.fundatec.org.br), responsável pela execução do processo seletivo.

A prova teórico-objetiva e a redação estão previstas para o dia 18 de janeiro de 2026.

O edital garante reserva de vagas para pessoas com deficiência, negras, trans e integrantes de povos indígenas, conforme o Decreto Estadual nº 56.229/2021, alterado pelo Decreto nº 56.921/2023.

Entre os requisitos para ingresso nas carreiras, estão ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos até a data da matrícula no curso de formação, possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter Carteira Nacional de Habilitação (categoria “B” ou superior) e apresentar aptidão física, psicológica e conduta compatível com a função policial.

O edital completo pode ser consultado no portal da Fundatec ou no Diário Oficial do Estado, sob o número 06/2025.