
Bento Gonçalves alcançou em setembro o maior número de empregos formais desde o início da série histórica, em 2019. De acordo com o Boletim Observatório Econômico, elaborado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (Oecon-CICBG), o município registrou 51.067 pessoas empregadas. O número representa um saldo positivo de 239 vagas em relação a agosto e um aumento de 4,2% em comparação com dezembro de 2024
Mesmo com a incerteza causada pelas tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos, o setor produtivo manteve o ritmo de contratações. Desde março, Bento Gonçalves acumula quase mil novas vagas. Além disso, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) também cresceu. Mais de 500 novos registros foram abertos entre janeiro e setembro, totalizando 13.591 MEIs ativos.
Com o desempenho de setembro, o município ficou em sexto lugar no Estado em geração de empregos no mês. No acumulado do ano, ocupa a oitava posição, com 2.074 vagas abertas. O crescimento representa 30,3% a mais em relação ao mesmo período de 2024. No comparativo mais amplo, o Rio Grande do Sul também apresentou resultado positivo, com alta de 18%, enquanto o país registrou queda de 14%.
Desempenho Setorial e Expectativas Futuras
Após uma leve desaceleração em agosto, a Indústria voltou a liderar a geração de empregos. O setor moveleiro, mesmo afetado pelas tarifas norte-americanas, teve o melhor desempenho do mês, com 43 novas vagas. Em seguida, o setor metalúrgico criou 37 postos de trabalho. No acumulado do ano, a indústria de alimentos lidera com 310 novas contratações, enquanto o setor moveleiro soma 230.
O setor de Serviços também segue em recuperação. Em setembro, o segmento de alimentação criou 30 vagas, e o de alojamentos soma 122 novos postos neste ano. Já a Construção Civil teve uma leve queda, com 31 vagas a menos no mês, mas mantém saldo positivo de 142 empregos desde janeiro.
Projeções para Outubro
Segundo Fabiano Larentis, coordenador do levantamento e professor do Programa de Pós-Graduação da UCS, a expectativa para outubro é de uma pequena redução no número de trabalhadores formais. Mesmo assim, a projeção é de fechamento em torno de 50,9 mil empregados, mantendo Bento Gonçalves em um patamar elevado de ocupação.