
Farroupilha realizou, entre janeiro e novembro de 2025, a abertura de 1.904 novas empresas no município. Deste total, 1.386 foram de Microempreendedores Individuais, os MEI’s, e 518 em outros formatos. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
No balanço divulgado, entre aberturas e encerramentos de atividades, o saldo é positivo no período com 760 novos empreendimentos, sendo 564 MEI’s e 196 nos demais formatos.
Atualmente uma empresa leva, em média, cerca de 16 horas para ser aberta em Farroupilha, levando em conta o pedido de Viabilidade Urbanista até ó deferimento do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Vale destacar que no primeiro semestre este tempo era de 18 horas totais.
Quando o objetivo é a abertura de um MEI, este tempo cai para apenas 10 minutos, facilitando o processo para quem deseja empreender em Farroupilha.
Atualmente o município conta com 479 atividades de baixo risco em que a empresa pode iniciar as atividades logo após o deferimento do CNPJ, sem nenhum ato público. Segundo a pasta, o objetivo é seguir trabalhando junto ao Sebrae e as demais secretarias municipais para aumentar este número, gerando um ambiente propício para atração de novos negócios.
Ainda de acordo com dados repassados, Farroupilha conta hoje com 11.252 empresas ativas, destas, 5.568 são MEI´s, e 5.684são de outros formatos.
A Sala do Empreendedor é um espaço único da Prefeitura para atendimento ao empreendedor, com apoio de parceiros estratégicos. Disponibilizando acesso facilitado à informação, orientação, qualificação, regularização de suas atividades.