Diretoria da BPW mobilizada pela realização de um grande evento.
Diretoria da BPW mobilizada pela realização de um grande evento. (Foto: Divulgação)

O empreendedorismo feminino é tema cada vez mais relevante num mundo em que as mulheres se destacam no mercado do trabalho. O dia em que se celebra o Empreendedorismo Feminino é 19 de novembro. Pela primeira vez, Bento Gonçalves recebe a Convenção Nacional da BPW Brasil –  CONFAM, entre os dias 20 e 23 deste mês, no Dall’Onder Grande Hotel. A expectativa é reunir cerca de 450 mulheres de negócios e profissionais de todo o país.

A 37ª CONFAM reunirá representantes de 15 dos 27 estados brasileiros, com painéis temáticos, palestras, exposição de negócios, apresentações culturais e momentos de networking voltados ao desenvolvimento profissional. Para a presidente da BPW Bento Gonçalves, Karin Milani Zottis, anfitriã da edição, o evento desembarca na região em um momento oportuno para reforçar a mobilização em torno do empreendedorismo feminino.

“Há obstáculos estruturais que ainda limitam a participação plena da mulher na economia: sobrecarga de funções, dificuldade de acesso a crédito, discriminação de gênero e escassez de redes de apoio. A BPW atua justamente para reduzir essas barreiras, conectando mulheres, oferecendo mentorias e ampliando oportunidades de negócios”, explica Karin.

Karin ainda destaca que o interior do país possui desafios específicos, como escassez de capacitações e redes menores de contato, mas enxerga um grande potencial, especialmente diante das recentes expansões:

“A criação de novas BPWs no Sul, como a recém-lançada em Caxias do Sul, mostra que a mobilização existe e está crescendo”, afirma.

A fala é endossada pela presidente nacional da BPW Brasil, Alison Lubascher, que acredita que o crescimento da organização garante representatividade e um espaço seguro e confiável para empreendedoras:

“Que as mulheres jamais desistam de seus objetivos. Empreender é enfrentar desafios, mas também é abrir caminhos para outras que virão. Nosso papel é caminhar juntas, com comunicação aberta, inclusiva e sempre com propósito”, enfatiza.

Presença em eventos globais é marca da presidente que se despede

Reconhecida pelo seu trabalho de fortalecimento das mulheres na economia, a BPW (Business Professional Women) escolhe a edição de 2025 da CONFAM também como palco de despedida da presidente nacional Alison Regina Mazza Lubascher, que encerra sua gestão após votação oficial no evento que elegerá a nova presidente da BPW Brasil.  A liderança de Alison foi marcada por expansão institucional, parcerias estratégicas e uma atuação inédita em políticas públicas, consolidando um ciclo de protagonismo feminino também na esfera decisória.

Entre os destaques da gestão, está o fortalecimento da presença da organização em agendas globais. Sob sua liderança, a instituição ampliou sua participação no Conselho Econômico e Social da ONU (CSW), realizou dois eventos paralelos 100% brasileiros e qualificou a presença do país em debates internacionais sobre igualdade de gênero. Essa força se traduziu em representatividade: segundo a atual presidente, houve ingresso de 32 brasileiras em Comitês Internacionais da BPW.

No campo do empreendedorismo e inovação, durante a gestão de Alison, a BPW Brasil ampliou parcerias com SEBRAE Nacional, Google, Amazon e governos estaduais. “Lançamos uma jornada de formação em ODS e fortalecemos programas como o Selo Woman Company Partner, que reconhece empresas lideradas por associadas com práticas sustentáveis. Nossa gestão deixou como legado a modernização da nossa plataforma digital, promovendo maior integração entre associadas de diferentes estados, ampliando o networking e promovendo ações como mentorias”, celebra a atual presidente. Um ponto bastante significativo foi a criação de um Curso de Formação de Conselheiras de Impacto junto do Instituto Foco de Pós Graduação, de onde recebem a certificação 59 associadas que juntas construíram a obra Mulheres Conselheiras – Transformando Negócios, que será lançada no dia 23 de novembro durante o jantar de encerramento da Confam.

Sobre a BPW

A BPW (Business Professional Women) é uma organização internacional de mulheres de negócios e profissionais fundada em 1930, na Suíça, por Lena Madesin Phillips. Presente em 120 países, possui status consultivo na ONU e representantes em instituições como a UNIDO, UNICEF, FAO, OIT e UNESCO. No Brasil, foi implantada em 1987 e conta com representações em 30 cidades, entre elas as gaúchas Bento Gonçalves, Porto Alegre, Ijuí e Caxias do Sul. BPW é apartidária e sem fins lucrativos, tendo como propósito fortalecer e fomentar o empreendedorismo feminino, promovendo o desenvolvimento, a igualdade e o protagonismo das mulheres em todos os espaços da sociedade.

SERVIÇO:

O quê: 37ª Convenção Nacional da BPW Brasil (CONFAM)

Quando: 20 a 23 de novembro

Onde: Bento Gonçalves (Dall’Onder Grande Hotel)

Quem: associadas à BPW Brasil

Informaçõeshttps://www.bpwbrasil.org/

Legenda: BPW tem Convenção Nacional em Bento Gonçalves

Crédito: Divulgação