Fotos: Maicon Menoncin/Divulgação
Fotos: Maicon Menoncin/Divulgação

O Sindicato Patronal das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) celebrou mais um avanço para a educação e o desenvolvimento industrial da região. Em cerimônia realizada no auditório da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, 180 jovens da rede pública, com idades entre 13 e 14 anos, receberam o diploma de conclusão do Educamais – projeto que vem se consolidando como uma das iniciativas mais inovadoras de formação inicial em materiais avançados, polímeros e economia circular na Serra Gaúcha.

Criado para aproximar adolescentes das demandas reais da indústria moderna, o Educamais transformou-se, em 2025, no primeiro hub colaborativo regional dedicado à formação inicial em polímeros e sustentabilidade. A iniciativa reúne Simplás, prefeituras de Caxias do Sul e Farroupilha, FIERGS/Unisind, Sebrae, Senai, IFRS – Campus Farroupilha e Sicredi, conectando educação, tecnologia, inovação e responsabilidade socioambiental.

Ciclo de aprendizado técnico e vivências práticas

O programa contou com três módulos formativos, totalizando 40 horas de capacitação. As aulas teóricas foram oferecidas diretamente nas escolas participantes, enquanto as atividades práticas ocorreram em ambientes especializados – o Senai Mecatrônica para estudantes de Caxias do Sul e o IFRS Campus Farroupilha para as turmas do município vizinho.

Neste semestre, o Educamais envolveu 10 turmas, formadas por instituições como EEEF José Venzon Eberle, EMEF Américo Ribeiro Mendes, EMEF Desvio Rizzo, EMEF Ilza Molina Martins, EMEF Machado de Assis, EMEF Madre Assunta, EMEF Nossa Senhora Medianeira, EMEF Prefeito Luciano Corsetti e os grupos Florescer Forqueta – Frasle Mobility e Florescer Interlagos – Randoncorp.

Ao longo da formação, os jovens tiveram contato com temas estratégicos para a indústria do plástico e para a mobilidade do futuro: reciclagem e pensamento circular, propriedades dos polímeros, moldagem por injeção, inovação aplicada, empreendedorismo e competências socioemocionais.

Educação como transformação social

Para o presidente do Simplás, Claudio Meneghel, o Educamais representa uma semente de transformação para a indústria e para a sociedade.

“Estamos preparando talentos para um mercado que exige curiosidade, responsabilidade e visão de futuro. O Educamais é uma semente que plantamos em parceria com instituições sérias e alinhadas com o propósito do Simplás. Os frutos serão colhidos pela sociedade, pelas empresas e por esses jovens que, agora, enxergam novas possibilidades de carreira”, afirmou.

A cerimônia também marcou a parceria inédita entre o Instituto Elisabetha Randon (IER) e o Simplás na formação dos adolescentes do Programa Florescer. Ao todo, 40 jovens desses grupos participaram das atividades.

A diretora-presidente do IER, Maurien Randon Barbosa, destacou o impacto da iniciativa:

“O Educamais é uma oportunidade para que os jovens ampliem horizontes e percebam a educação como um agente real de transformação. É gratificante ver como cada etapa do projeto reafirma o compromisso do Instituto em promover desenvolvimento humano e impacto positivo na comunidade”, destacou.

Expansão prevista para 2026

O futuro do Educamais é de expansão. Segundo Meneghel, o projeto deve ampliar sua atuação no próximo ano.

“Estamos expandindo fronteiras. Hoje temos escolas de Caxias do Sul e Farroupilha, e já estamos confirmados em Flores da Cunha. A intenção é levar o Educamais para outros municípios. A gurizada pediu abraço, agradeceu, mas somos nós que temos que agradecer por eles acreditarem no projeto. Saímos abastecidos de boas energias”, comemorou o presidente do Simplás.

Sobre o Simplás

Fundado em 1989, o Simplás representa mais de 600 indústrias do setor plástico nos municípios de Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real. Essas empresas geram cerca de 20 mil empregos diretos e são responsáveis por consumir 70% da resina destinada à produção de componentes técnicos e 85% da utilizada no setor moveleiro do Rio Grande do Sul.