
O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) passou a integrar a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul. A entidade empresarial busca ampliar parcerias internacionais e aproximar o empresariado local de novas oportunidades de negócios com o mercado europeu.
O presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari, destacou o caráter estratégico da iniciativa.
“Participar desse novo momento que une ainda mais a Itália e o Rio Grande do Sul é um movimento em benefício de nossos associados. Além de referendar o legado deixado pelos imigrantes, inserimos a região em um novo ciclo de amizade e prosperidade, fortalecendo nossa relação histórica rumo ao futuro”, afirmou.
Parceria Estratégica e Expectativas Futuras
A expectativa é de que a parceria fortaleça setores como a vitivinicultura. O CIC-BG organiza em 2026 a segunda edição da Envase Brasil sob sua gestão, feira internacional que reúne fornecedores de máquinas, insumos e tecnologia — áreas em que a Itália se destaca mundialmente.
O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, ressaltou a relevância do vínculo entre a entidade e a Câmara.
“Quase todos os empresários de Bento Gonçalves são de origem italiana, então faz todo sentido que a comunidade empresarial da cidade faça parte da Câmara Italiana, que objetiva trazer investimentos ao Rio Grande do Sul e internacionalizar o Estado”, disse.
A Câmara de Comércio Italiana do RS foi reativada em maio e tem como presidente Erasmo Carlos Battistella. Entre as metas estão a abertura de um novo escritório em Porto Alegre, o incentivo a investimentos bilaterais e a organização de missões empresariais entre o Rio Grande do Sul e a Itália a partir de 2026.