Cidades

Decreto libera a abertura do comércio em Garibaldi

Estabelecimentos comerciais deverão seguir diversas normas sanitárias

Decreto libera a abertura do comércio em Garibaldi Decreto libera a abertura do comércio em Garibaldi Decreto libera a abertura do comércio em Garibaldi Decreto libera a abertura do comércio em Garibaldi
Decreto libera a abertura do comércio em Garibaldi

Após a autorização do Governo do Estado para a abertura dos estabelecimentos na Serra Gaúcha, o prefeito de Garibaldi, AntÔnio Cettolin, emitiu decreto que libera o funcionamento do comércio no município. O documento foi publicado na manhã desta sexta-feira (17).

A abertura de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços fica condicionada à adoção de medidas sanitárias de higiene, limpeza e etiqueta respiratória determinadas no decreto, como a higienização periódica do ambiente, superfícies e máquinas de cartão para pagamento; disponibilização de álcool em gel; uso de máscaras pelos colaboradores; permitir a renovação de ar com, pelo menos, uma janela aberta; proibição da prova de roupas e acessórios; limitação do número de clientes a 50% da capacidade prevista; entre outras.

Também fica permitido o funcionamento das academias e estúdios de personal trainer, seguindo as mesmas recomendações das medidas sanitárias, além da higienização dos equipamentos após o uso de cada aluno e o atendimento de um aluno a cada 12 m². Aulas coletivas e atividades que demandem contato físico estão proibidas.

No mesmo decreto ainda fica determinado o uso de máscaras por toda a população em espaços públicos e de uso comum. Está proibido o atendimento em qualquer estabelecimento público ou privado, comercial ou de prestação de serviços, de pessoas que não estejam utilizando máscaras.

Foto: Alexandra Ungaratto/Divulgação