A fábrica da Yoki em Nova Prata, que fica localizada na serra gaúcha, será fechada no final deste mês de abril, conforme já havia anunciado a empresa General Mills, dona da marca, em nota em janeiro deste ano. Cerca de 300 pessoas serão demitidas.
Com 23 anos, a unidade gaúcha da companhia, fechará as portas. A produção será concentrada na fábrica de Pouso Alegre, em Minas Gerais, que passou por ampliação e deve absorver 30% da capacidade produtiva.
Nova Prata possui cerca de 28 mil habitantes e conforme um levantamento de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) emprega 7,9 mil trabalhadores. O município deve perder R$ 2 milhões da arrecadação anual.
A General Mills está, ainda, terceirizando três de seus centros de distribuição, localizados em Cajamar (SP), Brasília (DF) e Cuiabá (MT), para empresas de logística especializadas com alto nível de tecnologia a fim de otimizar o serviço de entrega de produtos ao varejo nacional. Com a reformulação dos negócios, a companhia contará com as fábricas de Pouso Alegre (MG), Cambará (PR), Ribeirão Claro (PR), Paranavaí (PR) e Campo Novo do Parecis (MT).
Confira a nota da General Mills na íntegra:
Para ampliar a capacidade produtiva, otimizar sua cadeia operacional e oferecer melhor nível de serviços a todos os seus clientes no Brasil, a General Mills anuncia reestruturação em parte das suas operações no país. Os ajustes fazem parte de uma estratégia que prevê acelerar o crescimento dos negócios da General Mills no Brasil – um dos mercados prioritários para a organização.
A partir de maio, a empresa concentrará sua produção de pipoca na cidade de Pouso Alegre/MG, onde possui sua principal planta, que recentemente foi ampliada com uma nova estrutura com 4.500m² e está pronta para ampliar a capacidade produtiva de pipoca em 30%. Com isso, encerraremos nossas atividades na fábrica de Nova Prata/RS. Além disso, a produção do paper bag, tipo de embalagem usada na pipoca de micro-ondas, será transferida de Cambará/PR também para Pouso Alegre/MG. Outras atividades da unidade em Cambará, como a produção de alimentos, permanecem em pleno funcionamento, sem qualquer alteração.
A General Mills está, ainda, terceirizando três de seus centros de distribuição, localizados em Cajamar/SP, Brasília/DF e Cuiabá/MT para empresas de logística especializadas com alto nível de tecnologia, para otimizar o serviço de entrega de produtos ao varejo nacional.
Todas as transferências e ajustes operacionais estão sendo realizados com profundo respeito aos nossos colaboradores, produtores parceiros e às comunidades locais. Os funcionários afetados receberão toda a assistência da General Mills nesse período de transição, e a empresa está empenhada em oferecer o melhor pacote de benefícios, negociado junto ao Sindicato.