O mês de fevereiro foi marcado pela criação de empregos na região de abrangência da UCS, com 4,2 mil postos de trabalho abertos. Caxias do Sul foi a cidade que mais abriu vagas no mês, com aproximadamente 2 mil novos empregos. Ao mesmo tempo, Farroupilha, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Garibaldi ficaram entre os cinco municípios que mais geraram empregos em fevereiro. A Indústria foi o setor que mais abriu postos de trabalho na região, estando em onze das quatorze cidades, o que indica um aquecimento do setor já no começo do ano.
No entanto, convém destacar que as novas medidas restritivas de isolamento social poderão afetar o desempenho de todos os setores, o que poderá ser refletido na criação de empregos, especialmente nos resultados de março. Ademais, no que diz respeito aos setores que mais encerraram empregos no mês observa-se que houve heterogeneidade, sendo a Agropecuária e o Comércio os setores que mais fecharam postos de trabalho. Por fim, Torres e Vacaria foram as únicas cidades que encerraram empregos com carteira assinada, tendo 225 e 23 postos de trabalho fechados, respectivamente.
Em Bento Gonçalves foram registrados 2,2 mil admitidos e 1,8 mil desligados, resultando na criação de 413 empregos formais de trabalho, representando um aumento de 1,02% dos empregos. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 40,7 mil empregos formais. A Indústria foi o setor que mais impulsionou o resultado positivo, com geração de 220 empregos com carteira assinada, um aumento de 1,22%. Os Serviços contaram com 126 novos postos de trabalho, aumento de 1,12%. A Agropecuária foi o único setor que apresentou saldo negativo, com contração de 1 emprego.
No mês de fevereiro houve 7,7 mil admissões e 5,8 mil demissões em Caxias do Sul, resultando na criação de aproximadamente 2 mil empregos formais, aumento de 1,31%. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 151,6 mil empregos. A Indústria foi o setor que mais abriu empregos no mês, com 1,1 mil vagas criadas, aumento de 1,67% no nível de empregos do setor industrial. Os Serviços e o Comércio também obtiveram expressivo número de contratações, com 403 e 363 novos empregos, respectivamente. Nenhum setor registrou mais demissões que admissões.
Farroupilha contou com 1,6 mil admitidos e 1 mil desligados em fevereiro, resultando em 588 empregos formais abertos, representando um acréscimo de 2,39% dos postos de trabalho. Nesse sentido, a cidade contou com um estoque de 25,2 mil empregos com carteira assinada. O saldo positivo foi motivado, principalmente, pela Indústria, que teve 387 empregos abertos, aumento de 3,51%. O Comércio foi o segundo setor que mais gerou postos de trabalho, com 116 novas vagas. Nenhum setor contou com saldo negativo.
O Estado do Rio Grande do Sul registrou aproximadamente 118 mil admissões e 88,4 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 29,6 mil postos.