Bento Gonçalves

PIX ganha espaço nos pequenos negócios, é o que afirma Sindilojas Bento Gonçalves

Sindilojas Regional Bento confirma avanço no uso do meio em substituição ao dinheiro em espécie, aos boletos bancários e ao cartão de débito e alerta contra golpes

PIX ganha espaço nos pequenos negócios, é o que afirma Sindilojas Bento Gonçalves

Segurança, agilidade e economia. Estes são os três principais motivos que têm levado lojistas a optar pelo PIX, especialmente as pequenas empresas. Se por um lado o consumidor se sente mais seguro por não carregar consigo dinheiro, por outro o empresário economiza na taxa que pagaria pela transação com cartão, recebendo o dinheiro no mesmo instante. Além disso, o preço do produto não muda para o consumidor e a operação é rápida.

O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, garante que a adesão é expressiva e segue em crescimento. “Os lojistas estão tendo a possibilidade de optar por uma forma de recebimento sem custo, como ocorre com o cartão de débito. Além disso, a velocidade e a segurança da transação trazem um conjunto de facilidades e comodidades, beneficiando consumidor e empresário”, destaca. Mas o grande volume de transações vem gerando um problema que requer cuidados: prática de golpes.

O Pix é um sucesso indiscutível. Eliminou a necessidade de tarifas de dezenas de reais que os brasileiros eram obrigados a pagar sempre que precisavam fazer uma transferência para outros bancos. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem ter de esperar o expediente bancário para realizar uma operação. Em abril, segundo dados do Banco Central, atingiu a marca de 500 milhões de transações, que movimentaram 322 bilhões de reais. Superou assim o volume de todas as demais modalidades de transferências e pagamentos somadas (TED, DOC e boletos).

Natural que, diante de um volume tão expressivo de operações e da adesão maciça de milhões de brasileiros, surjam também tentativas de golpes associados. Amadio alerta as empresas associadas para possíveis golpes. “A novidade atraiu, também, a atenção de mal intencionados que se aproveitam da situação para dar golpes no comércio. Por isso, é fundamental conhecer como funciona a operação para ter a certeza de que está sendo vítima de mais uma fraude”.

Dicas para não cair nos golpes

. Confira o remetente dos e-mails e não acesse páginas suspeitas, com endereços curtos ou com erros de digitação.

. Não clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou por mensagens de SMS que direcionam o usuário a um suposto cadastro da chave do Pix.

. Cadastre chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como o aplicativo bancário, internet banking, agências ou através de contato feito pelo cliente com a central de atendimento.

. Após o cadastro, o BC envia o código para confirmação da chave apenas por SMS (caso a chave cadastrada seja um celular) ou email (se a chave for um email). Nunca por ligação telefônica ou por link recebido em mensagem de texto ou email.

. Não compartilhe o código de verificação recebido no momento do cadastro da chave do Pix.

. Não faça cadastro a partir de um contato telefônico de um suposto empregado do banco.

. Dê preferência ao site do banco ou ao aplicativo.

. Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.

. Acesse apenas contas verificadas das instituições financeiras nas redes sociais.

. Em caso de suspeita, procure o seu gerente ou use os chats dos aplicativos para se informar.

. Não faça transferências para conhecidos sem confirmar pessoalmente ou por chamada telefônica, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado.