Caxias do Sul

Lar São Francisco de Assis recebe doação de R$18 mil do Multimercados Croata em Caxias

Emoção e alegria foram o tom da ação que ainda homenageou os 68 moradores do Lar com música, orações e a benção do Frei Jaime Betega

(Foto: Duda Rocha/Divulgação)
(Foto: Duda Rocha/Divulgação)

Na tarde desta terça-feira (18), o diretor do Multimercados Croata, localizado no bairro Forqueta, Eduardo Slomp, entregou de forma simbólica um cheque no valor de dezoito mil reais ao Presidente do Lar da Velhice São Francisco de Assis, Oidi Luiz Galeti, que estava acompanhado da Presidente do Conselho Consultivo do Lar São Francisco de Assis, Analice Carrer e do administrador da casa, Valdir Costela. Oidi e Analice estão a frente da gestão da instituição há três anos e receberam com entusiasmo a doação. “Nosso desafio ao longo desse tempo administrando o Lar foi o de qualificar o atendimento e trazer mais conforto e acolhimento aos idosos que vivem aqui. A pandemia nos impôs esforços que nunca imaginamos para conseguir manter tantas vidas recebendo os devidos cuidados. Não foram só as doações que reduziram desde março do ano passado, mas o preço dos produtos, em especial, os itens de saúde, higiene e equipamentos de proteção mais do que dobraram, o que impactou no aumento do custo mensal. Esse valor vem para nos trazer alívio quando mais estamos precisando”, celebrou Oidi.

O Frei Jaime Betega, que participou do ato, abençoou os idosos e trouxe uma palavra sobre o sentimento de servir. “Participar desse momento é muito maior do que receber esse cheque, que é, por si, significativo, pois acima de tudo está o amor de todos aqueles que deram um centavo de troco e com isso, juntando tudo, somou esse valor que vai fazer a diferença na vida de quem reside no Lar da Velhice São Francisco de Assis. Essa casa deve estar no coração de todos nós, até porque fazer o bem é um privilégio, uma oportunidade que a vida nos dá de sermos pessoas melhores. Quem faz o bem, fica bem”. Logo após a fonoaudióloga Franciele.

Zimmer, que também é cantora, acompanhada do músico Diego Furlanetto, fizeram uma homenagem aos moradores do Lar ao cantar “Ave Maria” e agradecer o dom da vida. Um dos moradores do Lar, senhor José, trouxe um acordeon e se juntou aos músicos para alegrar os colegas com canções tradicionalistas. Músicas em italiano também compuseram o repertório e para o bis, os idosos fizeram coro para pedir “beijinho doce”, a música favorita daqueles que lá vivem. Muitos sorrisos, acenos e até lágrimas tornaram a tarde de Franciele inesquecível. “Eu senti a vida pulsando aqui. É muito amor compartilhado em todos os olhares e vozes que, mesmo com a máscara e a distância, é possível ouvir. Tem muita vida pulsando em vocês”.

Eduardo Slomp, que também é presidente do Sindigêneros Caxias do Sul, salienta que realizar a entrega do valor de forma pública é uma forma de estimular os consumidores a seguirem efetivando as doações do troco na hora do pagamento das compras. Em sua fala, enfatizou que vem percebendo uma redução mensal nos valores destinados ao projeto e atribui o fato a uma certa insegurança sobre a aplicação dos recursos. “Nós estamos hoje aqui entregando esse dinheiro apenas como um instrumento, os verdadeiros doadores são nossos clientes. São as pessoas que vão ao mercado fazer compras todos os dias que se dispuseram a ajudar de alguma forma a quem mais precisa. A nossa parte é vir aqui, olhar no rosto de vocês e trazer as mensagens de carinho. Saibam que tem muitas pessoas que amam vocês lá fora, mesmo sem conhecê-los”, disse Eduardo, emocionado, aos moradores do Lar que retribuíram com aplausos e palavras de agradecimento.