Custo de Vida

Jantar de abertura da Expoagas teve a presença do Governador e do Ministro Extraordinário da Reconstrução

O tema da reconstrução do estado e a palavra superação estiveram no centro dos pronunciamentos que sempre marcam o evento

jantar de abertura
Leite, Galassi (Abras) e Pimenta sentaram à mesa que ainda teve a presença de Pedro Simon e Germano Rigotto

O jantar de abertura da ExpoAgas teve como tema o slogan do evento: Superação é a nossa marca. O público formado por expositores, fornecedores e presidentes de entidades congêneres de todos os estados do Brasil ouviu o relato sobre socorro e necessidades do presidente da Agas Antônio Cesa Longo. Este é o primeiro grande evento a ser realizado após a tragédia climática no estado.

Ao discorrer sobre os prejuízos que a enchente de maio trouxe para o setor, Longo elencou a série de ações do setor para colaborar com a reconstrução do Estado. Ele relatou que de 660 lojas atingidas, 115 já se recuperaram mas 15% ainda não reabriram as portas e algumas possivelmente não consigam retomar a operação. Neste sentido reforçou pedido ao Estado e à União para que haja um socorro financeiro rápido e desburocratizado aos pequenos. “Como medida de apoio estamos alcançando vouchers de 10 mil reais para cada pequenos supermercados de forma que eles possam distribuir em forma de vales compras, metade para clientes e outra metade para funcionários.

Diante do Governador Eduardo Leite e do Ministro Extraordinário da Reconstrução Paulo Pimenta, encerrou seu pronunciamento conclamando pelo fim de picuinhas e disputas em favor da união em torno do propósito da reconstrução. A seguir convidou os presentes para, em pé, saudarem os mortos e desaparecidos na enchente com uma salva de palmas.

Um momento de aplauso ocorreu quando Longo agradeceu ao Governador Leite pela postura/promessa de não haver mais aumentos de impostos para fazer frente aos compromissos do Estado. O Governador, por sua vez, lembrou que além de não colocar o aumento de impostos em pauta o Estado já reduziu para 17% a base de cobrança do ICMS e que há poucos anos o Estado pagava a folha salarial com atraso. “Fizemos muito e aqueles que nos antecederam como os ex-governadores Germano Rigotto e Pedro Simon (presentes ao evento) também fizeram. Outros farão depois que saírmos. Leite ainda elogiou a sociedade dizendo que governos alcançam ferramentas, mas quem reconstruirá o Estado são as pessoas e empresas. Neste ponto disse não ser possível brigar com bancos para a obtenção do crédito mas criar regras que permitam aos bancos emprestar com segurança a quem esteja negativado.

Antônio e Margot Longo ao lado das filhas

O ministro Paulo Pimenta também falou sobre os bilhões de reais alcançados ao Rio Grande do Sul na forma de capital de giro a empresas, de antecipação do FGTS, de dinheiro para a compra de eletrodomésticos ou para a compra de material de construção. “Todo este dinheiro gira aqui no estado. Vocês podem me cobrar no ano que vem o que vou falar agora: teremos um ciclo de retomada jamais visto neste segundo semestre”. Ao finalizar citou números positivos da economia que vieram à tona na segunda-feira: menor número de desempregados em anos, inflação controlada, bolsa em alta.

Quem também falou foi o presidente da Associação Brasileira de Supermercados João Galassi. Em dado momento elogiou o presidente da Agas. “O Rio Grande do Sul e o setor supermercadista tiveram um exemplo de que Deus escreve certo por linhas tortas. Quis Ele que o presidente da Agas neste momento fosse Antônio Longo. Ele conduziu a entidade a prestar muito mais socorro do que os que foram enumerados aqui”.

A noite ainda teve homenagem ao homem de mídia Paulo Sérgio Pinto, agraciado com o troféu Supemercador. A ExpoAgas abre suas portas na Fiergs nesta terça-feira e em três dias deve receber 60 mil pessoas e movimentar 700 milhões de reais em negócios.