Quando se fala em malharias na serra gaúcha, logo nos remetemos a dois polos não muito distantes entre si: Nova Petrópolis e Farroupilha. Pois este cenário, já há algum tempo, tem um novo ator, a Malhas G´Dom, de Bento Gonçalves. Desde 2017 a empresa inovou criando dentro de sua área fabril de seis mil metros quadrados recepção ao turismo, além de uma loja com 600m².
E foi o atendimento ao turista – inclua-se aí principalmente ônibus com excursões de lojistas – fator decisivo para que a empresa conseguisse manter seus negócios em patamar suficiente para evitar demissões nestes últimos 15 meses. “Mantivemos os 100 funcionários e apenas por um período de cinco meses precisamos recorrer aos benefícios trabalhistas estendidos pelo governo” relata o diretor proprietário Domingos Piovesan, que com a esposa e três filhos fez a empresa crescer ao longo dos últimos 40 anos.
Além do tricot
Ter uma empresa em perfeito funcionamento e com conhecimento de mercado adquirido ao longo de quatro décadas além de total domínio dos processos fabris não seria suficiente para enfrentar tempos desafiadores. Não se trata de apenas fazer um tricot de qualidade e com preço atrativo.
Com um sistema de vendas fortemente amparado em representantes comerciais e com as visitas suspensas na maior parte do ano passado, a empresa sofreu o impacto da economia. Desde 2017 a empresa apostou na recepção de turismo de compras. Mas já não havia ônibus com compradores . Nesta hora a presença em redes sociais foi decisiva para a abertura de novos clientes.
A recente retomada do turismo trouxe outra novidade. Em três dias da semana e mediante agendamento, ônibus com lojistas são recedidos durante a madrugada para visitação aos teares e compras na loja. “Tomamos todo o cuidado sanitário e implantamos protocolos que nos deixam seguros. Não tivemos nenhum caso de afastamento por conta do Covid-19 e limitamos o ingresso de pessoas na loja”, orgulha-se Piovesan.
Bem vindo, calor
Mas só isto ainda seria insuficiente para resolver um problema recorrente de uma empresa que anualmente produz 200 mil peças em tricot. O produto concentra negócios entre os meses de fevereiro e julho. Era preciso diversificar e por isso, a partir de 10 de julho a G´Dom inicia a comercialização de calças jeans e camisas polo de sua própria manufatura. O investimento em maquinário não foi significativo, revela Piovesan. Mas foi necessário trazer gente com expertise nesta nova linha que se encontra em fase final de criação de mostruário. A expectativa é poder aumentar em pelo menos 30% o faturamento anual da empresa. Então, este ano e nos futuros, seu Domingos poderá dizer com tranquilidade: “que venham os dias quentes do verão!”