Comportamento

Fórum da Mulher Empreendedora inspira lideranças femininas em evento na Serra Gaúcha

Encontro da Federação Varejista do RS, promovido pela CDL Mulher, reuniu 270 participantes em Gramado

Fórum da Mulher empreendedora da Federação Varejista do RS, realizado pela CDL Mulher RS, reuniu cerca de 270 participantes - Foto: Diego Dias
Fórum da Mulher empreendedora da Federação Varejista do RS, realizado pela CDL Mulher RS, reuniu cerca de 270 participantes - Foto: Diego Dias


Responsáveis por comandar,  700 mil empresas no Rio Grande do Sul, as mulheres empreendedoras representam uma força cada vez mais representativa na economia gaúcha. Em nível nacional, elas respondem por 34% dos negócios, considerado o maior contingente histórico e com pleno potencial de expansão.

Como uma forma de incentivar este movimento, no dia 10 de setembro, foi realizado em Gramado, o 2º Fórum da Mulher Empreendedora da Federação Varejista do Rio Grande do Sul. A promoção foi do CDL Mulher RS e reuniu cerca de 270 participantes, no Recreio Gramadense, para uma jornada de palestras conduzidas pela trilha da excelência. A programação ocorreu ao longo do

No palco, as palestrantes Alice Salazar, Daniele Lazzarotto e Maria Cândida compartilharam suas trajetórias e experiências, e as painelistas Natiele Krassmann, Veronicah Sella, Paola Parmigiani e Gabriela Michaelsen debateram sobre vivências comuns à boa parte das mulheres em posição de liderança:

“Em uma sociedade cada vez mais polarizada, nunca o olhar feminino foi tão necessário nos negócios, na iniciativa privada, nas entidades representativas, nos poderes públicos. É dever de nossa sociedade não só incentivar o empreendedorismo feminino, mas oportunizar e incentivar a presença das mulheres em todas as esferas”, disse o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner.

Isso porque, na opinião da diretora da CDL Mulher RS, Débora Balbinotti Lunardi, a liderança feminina é única:

“Nós, mulheres, lideramos com uma combinação de responsabilidade e sensibilidade que, quando bem equilibradas, têm o poder de transformar não só os negócios, mas também as pessoas ao nosso redor”, disse.

Do total das 700 mil mulheres à frente de negócios no RS, 49% delas são chefes de família, equilibrando a responsabilidade de ser a provedora e, ao mesmo tempo, organizar a vida familiar.

“É uma sensibilidade que nos permite ver além dos números, entender as necessidades das pessoas e criar ambientes de trabalho mais inclusivos e acolhedores. Essa é a verdadeira essência de uma liderança que respeita a diversidade e promove o crescimento coletivo”, destacou Débora.

O evento também para a entrega dos certificados da Formação ‘Mulheres Empreendedoras’ da CDL Academy para cerca de 60 alunas. Receberam a certificação aquelas que participaram de um circuito de capacitação, crescimento pessoal e profissional, com aulas online e gratuitas, oferecidas pela Federação Varejista do RS, por meio da CDL Mulher RS, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul.