Bento Gonçalves

Fimma Brasil e Movelsul abrem na segunda-feira carregadas de expectativa para o setor moveleiro

Negócios, inovação e design nas feiras que voltam a se realizar de forma conjunta entre segunda e quinta-feira

Fimma Brasil e Movelsul abrem na segunda-feira carregadas de expectativa para o setor moveleiro

Fimma Brasil e Movelsul 2023 conjuntas se configuram como o principal evento do setor e é desta forma que Bento Gonçalves se preparou para recebê-las. Hoteis de toda a serra estão com ocupação acima de sua capacidade máxima. Restaurantes prepararam seus cardápios e o frio pode impulsionar ainda a venda das vinícolas para os milhares de industriais, lojistas e profissionais ou estudantes de design e especificadores que cirularão na cidade. Ao todo, mais de 30 mil pessoas deverão transitar nas feiras.

Fimma Brasil e Movelsul Brasil terão cerca de  500 marcas expositoras. São feiras internacionalmente reconhecidas e atraem a cadeia moveleira de ponta a ponta. A Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) é realizada desde 1993 pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do setor, antecipando tendências e exibindo o que existe de melhor em alta tecnologia e inovação.

Já a Movelsul, que nasceu como Mostra do Mobiliário  em 1977 é a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais. Focada no grande varejo de mobiliário – reunindo especialmente  indústrias de móveis seriados e modulados, decoração, colchões, estofados, planejado e mobiliário corporativo. Com 22 edições realizadas é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), é referência para visitantes lojistas, redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos, designers e importadores. O evento é uma grande vitrine para as marcas apresentarem seus lançamentos a um público extremamente qualificado, permitindo que visitantes antecipem seu planejamento de compras para 2024.FIMMA BRASIL E MOVELSUL

NEGÓCIOS EM EVIDÊNCIA

Além de projetar tendências é no fomento aos negócios que está depositada a grande expectativa dos expositores que experimentam um ano de dificuldades terá ainda mais destaque nesta edição. Além da presença de compradores internacionais vindos a convite da feira, no Pavilhão A a Movelsul contará com o Brazilian Furniture no Pavilhão A – projeto da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que trará importadores dos principais países do setor para negociarem diretamente com expositores. Já as rodadas de negócios do Sebrae/RS promoverão reuniões entre lojistas nacionais convidados e micro e pequenas empresas que prospectam novas parcerias. A Fimma, por sua vez, terá rodadas de negócios internacionais no Pavilhão F – coordenadas pelo projeto Orchestra Brasil – iniciativa do Sindmóveis com apoio da ApexBrasil que promove a internacionalização dos fornecedores da cadeia moveleira.

A Fimma Brasil e Movelsul Brasil 2023 terão ainda outra facilidade para expositores:  a presença de parceiros especializados em serviços internacionais, auxiliando quem deseja expandir ou iniciar relações com o mercado externo. Os parceiros 3S Corp, Clemar Logística e Premium International Freight Agency estarão em um espaço exclusivo localizado no Pavilhão F.

 

CONTEÚDOS

A bandeira da inovação e do empreendedorismo como ferramentas de competitividade é bandeira inidissociável  da Fimma. A feira contará com o espaço Ecossistema de Inovação, um ambiente que promoverá mais de 20 palestras e painéis sobre tendências e inovação para o futuro do setor moveleiro (programação completa aqui). Lá também estarão as startups de tecnologia Dalca Digital, DBServer, Energia das Coisas, Gabster, Hoff Analytics, Inconnect, Pix Force, SKA e Smart Composer VR.  Localizado no Pavilhão E, o Ecossistema de Inovação da Fimma conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e do Badesul – além do apoio de Instituto Hélice, INOVABento e SebraeX.

 

Já a Movelsul mantém sua tradicional mostra do Prêmio Salão Design, principal premiação brasileira do design de mobiliário, que neste ano chegou à sua 25ª edição. Além da exposição em um estande exclusivo, o espaço será palco de bate-papos apresentados por especialistas em diferentes áreas ligadas ao setor moveleiro – como design, marcenaria, cultura e projetos de interiores (programação aqui). Os encontros ocorrerão no Pavilhão A, sem necessidade de inscrição prévia, nos quatro dias em que a feira de móveis será realizada (28 a 31 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves – RS).

Para completar, as feiras patrocinam um talk que integra sua programação paralela. “Histórias de Design, Arte e Comportamento” reunirá o arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum e a arquiteta Stephanie Riberio (apresentadora do programa Decora, do GNT) – duas referências do segmento. Gratuito, o encontro será no dia 29, às 19h30, na Fundação Casa das Artes (rua Herny Hugo Dreher, 127 – bairro Planalto) e as inscrições são realizadas pela plataforma Sympla (bit.ly/HistoriasDeDesign). Vale saber: o credenciamento para visitar Fimma e Movelsul não dá acesso ao talk – são cadastros diferentes.

FACILIDADES

As feiras Movelsul Brasil e Fimma Brasil disponibilizarão Wi-Fi sem custo a todos os visitantes e expositores. O serviço, prestado em parceria com o provedor Via Sul, chega para facilitar a comunicação durante o principal encontro de negócios do setor moveleiro nacional. Outro diferencial é um chatbot do WhatsApp que funciona como assistente virtual para consulta de programação, mapa da feira, localização dos estandes e demais informações (confira aqui).

 

Além disso, será oferecido traslado gratuito de ida e volta desde o aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre) até Bento Gonçalves, bem como de hotéis da região até o local do evento. Horários e itinerários disponíveis nos sites das feiras, juntamente com a lista das principais opções de hospedagem, turismo e gastronomia – incluindo estabelecimentos que oferecem condições especiais aos visitantes do evento.

 

Pela primeira vez realizadas de forma conjunta, Fimma e Movelsul 2022 receberam 30.295 mil visitantes profissionais de todos os estados brasileiros e 41 países. Somando as transações realizadas durante e após as feiras, a estimativa é de que foram movimentados mais de R$ 2 bilhões. A aceitação foi tão boa que, conforme pesquisas de satisfação realizadas pela organização, mais de 85% dos visitantes pretendem conferir as novidades da próxima edição.

 

SERVIÇO

O quê: Fimma Brasil e Movelsul Brasil 2023

Quando: 28 a 31 de agosto

Horário: 10h às 19h (Fimma) | 12h às 19h (Movelsul)

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)

Disposição dos estandes: Pavilhões A, B, C e D (Movelsul) | Pavilhões E, F e G (Fimma)

Informações e credenciamento: movelsul.com.br | fimma.com.br

Redes sociais: @movelsulbrasil |@sindmoveis_bg |@fimmabrasil  | @movergs.oficial | @premiosalaodesign

Patrocínio das feiras: Banrisul, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e Sebrae

 

DIRETORIAS

Presidente do Sindmóveis: Gisele Dalla Costa (Motiva Móveis)

Vice-presidente do Sindmóveis: Priscila Manfroi (SCA)

Presidente da Movergs: Euclides Longhi (Multimóveis)

Vice-presidente da Movergs: Vitor Agostini (Casttini)

Diretora Adm/ Financeira/ Jurídica das entidades: Cíntia Weirich (Móveis Delucci)

Diretor Internacional do Sindmóveis: Cleberton Ferri (Móveis Carraro)

Diretor Internacional da Movergs: Daniel Segalin (Telasul)

Diretor de Comunicação das entidades: Diego Machado (Evviva)

Diretor Comercial das entidades: Cacildo Tarso (Todeschini)

Diretor de Serviços das entidades: Romeu Dalcin (Dalmóbile)

Diretor de Infraestrutura do Sindmóveis: Cleiton Skibinski (Pozza)

Diretor de Infraestrutura da Movergs: Basilio Vivan (Genialflex)

Diretor de Inovação da Movergs: Renato Bernardi (Bernardi Consulting)

Diretor do Prêmio Salão Design: José Ferro (Unicasa)

Fonte: Assessoria de Impresnsa/Augusto Vasconcelos

Fotos: Acervo Leouve e Augusto Tomasi/Vagão Filmes