Bento Gonçalves

Encerrado o maior encontro de negócios do setor moveleiro nacional

Muitas rodadas de negócios e visitantes do exterior marcaram esta edição que recebeu 30.835 mil visitantes de 46 países

Fimma e Movelsul

Foi encerrado o maior encontro do setor moveleiro nacional. Fimma Brasil e Movelsul Brasil, realizadas em conjunto entre os dias 28 e 31 de agosto no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), cumpriram a promessa de reaquecer o setor moveleiro. Com 500 marcas expositoras em 58 mil metros quadrados, as feiras receberam 30.835 visitantes vindos de todos os estados brasileiros e 46 países. Se estima que serão realizados R$ 2 bilhões em negócios. Para chegar a essa cifra, são consideradas tanto as transações realizadas durante o evento quanto aquelas que foram alinhadas para se concretizar nos próximos 12 meses.

encerrado o maior
Gisele e Euclides, gratificados com os resultados obtidos. Crédito das fotos: Augusto Tomasi/ Vagão Filmes

A presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Gisele Dalla Costa, comenta que a presença de compradores internacionais e a diversidade de produtos foram os destaques da Movelsul Brasil 2023 – principal feira de móveis da América Latina para lojistas, varejistas e importadores. “Quem visitou a feira com certeza se surpreendeu com a diversidade de marcas e produtos expostos, desde móveis tradicionais e luminárias até mobiliários com soluções tecnológicas, colchões e decoração”, afirma. “Outro ponto alto da edição foi a presença de importadores vindos de países-alvo para as indústrias de móveis, ampliando as oportunidades para empresas de diversos segmentos”, completa a presidente da entidade que realiza a Movelsul Brasil desde 1977.

“Gratificante”

“A Fimma é resultado de um trabalho feito por muitas mãos em benefício do setor moveleiro nacional. É extremamente gratificante chegar ao final de mais uma edição com a confiança de expositores brasileiros e estrangeiros e a satisfação dos visitantes. Essa credibilidade coloca a feira em um patamar de igualdade com eventos internacionais, reunindo o que existe de melhor em alta tecnologia para produzir móveis”, resume o o presidente da entidade promotora da feira, Euclides Longhi.

 

A integração entre as feiras ficou ainda mais evidente nesta segunda edição em que foram realizadas conjuntamente. A Fimma levantou a bandeira da inovação como diferencial competitivo para indústrias de móveis e marcenarias. Para isso, reuniu nove startups e empresas de tecnologia no Ecossistema de Inovação – espaço dedicado a soluções e conteúdos sobre o tema. Já a Movelsul enfatizou a importância do design como fonte de inspiração e aprendizado não apenas para profissionais e estudantes, mas também para as empresas. Durante os quatro dias do evento, foi possível conferir a mostra de produtos contemplados na 25ª edição do Prêmio Salão Design. O espaço contou também com talks gratuitos sobre temas como marcenaria, design, arquitetura e criatividade.

Gerando negócios internacionais

Além da presença de compradores internacionais vindos a convite da feira, a Movelsul contou com o Projeto Comprador do Brazilian Furniture – projeto da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que levou 19 importadores para negociarem diretamente com mais de 60 empresas. Já as rodadas de negócios do Sebrae/RS promoveram 100 reuniões entre 10 lojistas nacionais convidados e 16 micro e pequenas empresas que estavam em busca de novas parcerias.

Na Fimma, as Rodadas de Negócios Internacionais foram realizadas pelo Orchestra Brasil – projeto do Sindmóveis com apoio da ApexBrasil que promove a internacionalização dos fornecedores da cadeia moveleira. Dezenove importadores de oito países negociaram com 53 empresas brasileiras.

Ochestra Brasil reúne mais de 60 empresas brasileiras fornecedoras de insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas, ferramentas e software para a cadeia moveleira. Em 2022, negociaram cerca de 120 tipos de produtos com quase 80 países. É uma realização do Sindmóveis com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O  Orchestra Brasil realiza estudos de mercado; missões comerciais e prospectivas e Projetos Comprador – além de oportunizar participação nas principais feiras mundiais do setor, conforme perfil e interesses das empresas integrantes.