Caxias do Sul

Em recuperação, comércio de Caxias do Sul fecha primeiro semestre em leve alta de 1,7%

Em relação ao mês das fortes chuvas, em junho, o segmento registrou um crescimento de 1,8%. Entretanto, acelerou 3,7% se comparado com o mesmo período do ano passado

Foto:  Alencar Turella/Divulgação
Foto: Alencar Turella/Divulgação

O relatório Termômetro de Vendas, elaborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), demonstra uma leve retomada no movimento do comércio, no mês posterior às fortes chuvas que assolaram Caxias do Sul e o Estado. Em junho, o segmento registrou um crescimento de 1,84%.

O resultado colaborou para a leve aceleração do setor, no fechamento semestral. O índice chegou a 1,7%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, ocorreu um aumento de 3,79% .

A pesquisa também revela que, em relação a maio, as consultas ao SPC para créditos dos consumidores obtiveram crescimento de 8,99%. Entretanto, as realizadas pelos lojistas ficaram estáveis em 0,24%. Já o número de inadimplentes apresentou nova queda: -4,83%.

Avaliação

Conforme o assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, a redução significativa da inadimplência nos meses de maio e junho ocorreu por conta da decisão do SPC Brasil de suspender temporariamente a negativação de dívidas para consumidores residentes no Rio Grande do Sul.

A suspensão entrou em vigor no dia 16 de maio, para pessoas físicas e jurídicas, considerando registros incluídos a partir de 1º de maio. Contudo, a medida não foi prorrogada, tendo encerrado 30 de junho.

“O bloqueio no Sistema SPC, que impedia a negativação de dívidas de inadimplentes do Rio Grande do Sul, foi desativado em 1º de julho. A partir dessa data, os registros puderam ser incluídos normalmente, inclusive aqueles que estavam represados desde o início da suspensão”, explica o economista.

Ainda conforme Mosár, a aposta dos lojistas é para o segundo semestre. O período, que começou com o Dia dos Pais, no último domingo (11), tem ainda datas festivas que devem aquecer as vendas, como o Dia da Criança, em outubro, e o Natal, em dezembro, considerada a data mais rentável para o comércio.