A alta carga tributária sobre produtos e serviços motiva, anualmente, um movimento que visa a alertar a população e sensibilizar autoridades acerca da necessidade de reformas estruturais no modelo fiscal brasileiro. No ‘Dia Livre de Impostos’, o comércio oferta itens ao consumidor pelo preço real – descontando a incidência de tributos sobre eles.
Em 2020, o Dia Livre de ImpostsosI, iniciativa promovida pela Câmara Jovem de Dirigentes Lojistas em todo o país, chega à 14ª edição com um desafio extra: reforçar a importância da iniciativa em meio à crise provocada pela pandemia de coronavírus. Por isso, nesta quinta-feira, a ação será exclusivamente para vendas online – com descontos que podem chegar a 70% em determinados produtos.
Em Bento Gonçalves, a CDL-BG articulou a divulgação do movimento em seus canais digitais para incentivar os lojistas locais a aderirem a campanha, de acordo com as possibilidades de cada empresa. “A crise tornou a discussão sobre o sistema tributário no país inadiável. Por isso, é importante que os estabelecimentos que puderem participar da ação desse ano dediquem essa data para mostrar aos consumidores o verdadeiro preço dos produtos se não houvesse tanta tributação”, reitera o presidente da CDL Jovem de Bento Gonçalves, Leonardo Carboni.
Para endossar a causa, os comerciantes podem cadastrar seus estabelecimentos no site www.dialivredeimpostos.com.br – assim, será possível ter acesso ao Painel do Lojista, onde estão todas as peças e orientações para divulgação do DLI, bem como dicas para obter um bom resultado durante a ação. Aos consumidores, nesse mesmo site, ficam disponíveis todas as lojas participantes – basta pesquisar pela cidade desejada.
Sobre a iniciativa
Partindo do fato de que o brasileiro trabalha mais de cinco meses no ano somente para pagar impostos, a CDL Jovem comparou o Brasil com outros 30 países que também possuem uma carga tributária elevada. A conclusão é a de que o país está na 14ª posição no quesito arrecadação, mas figura na última posição no retorno dos impostos arrecadados em prol do desenvolvimento social, educação, saúde e segurança.
Nesse cenário, surgiu a ideia de reunir lojas de todos os Estados brasileiros a favor dessa reinvindicação – contando com a participação de diversos segmentos do varejo, como supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias e restaurantes. Na última edição, o movimento criado em 2006 teve a adesão de mais de cinco mil lojistas.