Caxias do Sul

Caxienses devem gastar cerca de R$ 485 em presentes de Natal

Vendas deste ano devem ter um crescimento entre 5 e 6% em comparação com as registradas em 2018

(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) divulgou na manhã desta terça-feira (17) a pesquisa de intenção de compra para o Natal deste ano. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 11 de dezembro e mais de 399 pessoas foram ouvidas. O ticket médio estimado para o Natal de 2019 é de R$ 485,73, valor 20% maior do que o do ano passado.

Conforme os dados divulgados, as vendas deste ano devem ter um crescimento entre 5 e 6% em comparação com as registradas em 2018. Cerca de 62% das pessoas ouvidas irão realizar compras de Natal ou já realizaram antecipadamente, enquanto 38% não irão as lojas.

(foto: fernanda tomás/rscom)

Neste ano, 57% do público afirmou que irá realizar o pagamento de suas compras com dinheiro e 11,4% irão pagar no cartão de débito, enquanto apenas 21,7% pagarão no cartão de crédito, o que demonstra uma maior organização financeira da população. Destas pessoas, 49,3% irão as lojas do centro da cidade para encontrar seus presentes e 27,1% irão ao shopping.Semelhante aos dados levantados no ano de 2018, 27,3% das pessoas ouvidas comprarão roupas e acessórios, 23,7% optarão pelos brinquedos e 12,1% por perfumes e calçados.

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação da CDL, Cleber Figueredo, alguns itens que não estavam na lista nos anos anteriores surgiram com maiores porcentagens nessa pesquisa. “Esse ano a gente percebeu uma diversidade muito maior. Ano passado, os produtos se limitavam, disputavam frações mínimas de intenção de consumo. Hoje, a gente vê serviços, livros, material escolar, muitas pessoas irão comprar alimentos para doação. Vestuário continua no topo da lista, mas ele vai estar disputando espaço com muitos outros itens neste ano”, relata.

Cerca de 45% das pessoas irão as compras no decorrer desta semana ou na véspera de Natal. A expectativa dos especialistas é que o fluxo de pessoas no Centro da cidade e no shopping aumente significativamente no próximo final de semana.