Bento Gonçalves

Acordos diplomáticos são firmados durante Cúpula do Mercosul em Bento Gonçalves

Na ocasião Bolsonaro entregou o comando do bloco para o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitéz.

(Foto:Agência Brasil/Divulgação)
(Foto:Agência Brasil/Divulgação)

Os líderes, Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, Mario Abdo Benitez, presidente do Paraguai, Mauricio Macri, presidente da Argentina e a vice- presidente do Uruguai, Lúcia Topolansky estiveram reunidos nesta quinta-feira (5) durante a 55º Cúpula do Mercosul, fechando diversos acordos.

Foi realizada a assinatura de atos pelos representantes dos acordos de cooperação policial fronteiriços de cidades gêmeas, acordo sobre localidade de cidades fronteiriças vinculadas, acordo para proteção mutuas de indicações geográficas, o novo acordo entre comercio e novo anexo sobre serviço, assinatura digital, transportes de produtos perigosos e o contrato do Fonplata.

Enquanto o presidente brasileiro esteve a frente do Mercosul, foram concluídos acordos com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), integrada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Negociações com Canadá, Singapura, Líbano e Coreia do Sul para acordo comercial,além de diálogos com Vietnã e Indonésia e, no plano regional, com Colômbia e a Aliança do Pacífico, segundo informações pelo Ministério das Relações Exteriores. Na ocasião Bolsonaro entregou o comando do bloco para o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitéz.