Fotos: Rogério Rodrigues/Projeto Poesia na ZN
Fotos: Rogério Rodrigues/Projeto Poesia na ZN

Bento Gonçalves - A Praça CEU, em Bento Gonçalves, se tornou o ponto de encontro de 18 aprendizes de poesia. Desde o segundo semestre de 2025, o projeto cultural Poesia na ZN promove aulas sobre diferentes poetas, temas e estilos da arte dos versos, ministradas pelo escritor Guilherme Krema. Os encontros serão retomados na segunda semana de janeiro de 2026.

Os participantes, com idades entre 17 e 70 anos, têm perfis variados. Parte deles vem do movimento Hip Hop, o que demonstra a aproximação com a cultura urbana e a vontade de explorar e misturar fronteiras estilísticas. O grupo reúne desde iniciantes até quem já escreve com a intenção de publicar.

Durante as aulas, grandes nomes da poesia brasileira são estudados, incluindo desde clássicos como Adélia Prado e Carlos Drummond de Andrade até poetas recentes, como Ana Martins Marques e Marcelo Montenegro. Os temas abordados vão da observação do cotidiano aos clássicos.

“É uma turma de muita vontade lírica; temos desde quem não escreveu nada até quem já escreve e tem intenção de publicar. O processo está sendo bem gratificante. Está sendo surpreendente ver como evoluíram desde o começo e a capacidade poética de cada um”, ressaltou Guilherme Krema.

Seja por meio do Hai Cai, do Movimento Marginal dos anos 1960 ou de técnicas modernistas e construtivistas, o projeto busca revelar como a poesia transcende a realidade para refletir beleza, encanto e indignação.

O encerramento do projeto está marcado para 28 de fevereiro de 2026, com a realização de um sarau onde os participantes vão ler as poesias produzidas durante as aulas.