Foto: Reprodução/Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Cultura abriu as inscrições para a eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural. O processo vai escolher os conselheiros para o exercício 2026/2027, que atuarão na representação dos diversos segmentos culturais de Caxias do Sul. A eleição será presencial, com uso de urna eletrônica.

As inscrições podem ser realizadas de 7 a 30 de janeiro, exclusivamente por meio de um formulário online disponível em https://accounts.google.com/v3/signin/identifier?continue=httpsdocs.google.comformsde1FAIpQLScyJVyC63nMvMX4qQDaRlvb9Tx9l6AgFCWMxsK3iKYiGrZLJAviewformuspsend_form&dsh=S-17918631091767828913953399&followup=httpsdocs.google.comformsde1FAIpQLScyJVyC63nMvMX4qQDaRlvb9Tx9l6AgFCWMxsK3iKYiGrZLJAviewformuspsend_form&ifkv=Ac2yZaUGg5sJ2c5lGtsG4RIQORkwLeigU_0JYYCcXNYG_xwTETUAiXEUiWj4IcARAqVInTyco0L7&ltmpl=forms&osid=1&passive=1209600&service=wise&flowName=WebLiteSignIn&flowEntry=ServiceLogin. O regulamento e o formulário também podem ser acessados pelas redes sociais da Secretaria da Cultura ou no site oficial do órgão.

Serão eleitos oito representantes titulares, com seus respectivos suplentes, para os segmentos de música, artes cênicas, literatura, artes visuais, folclore, artesanato, patrimônio cultural e manifestações culturais populares. Cada eleitor poderá votar em apenas um desses segmentos.

Candidaturas

Para concorrer, é necessário ser profissional da arte e da cultura com, no mínimo, cinco anos de atuação comprovada no segmento escolhido. No ato da inscrição online, o candidato deve informar dados pessoais e anexar currículo da área, comprovantes de atuação nos últimos cinco anos e comprovante de residência em Caxias do Sul.

Votação e apuração

Podem votar pessoas maiores de 18 anos residentes no município, apresentando documento oficial com foto e comprovante de endereço. A eleição será realizada na sede da Secretaria Municipal da Cultura, em data a ser divulgada após a homologação das inscrições, das 11h às 20h30.

A apuração vai considerar os votos por segmento, além de brancos e nulos. Serão eleitos os candidatos com maioria simples dos votos em seu segmento. Em caso de empate, o candidato de maior idade assume a titularidade, e o outro se torna suplente.

Cronograma do processo eleitoral

  • Inscrições: de 7 a 30 de janeiro.
  • Homologação das inscrições: até 5 dias úteis após o encerramento do período de inscrições.
  • Prazo para recursos: até 3 dias úteis após a divulgação da homologação.
  • Eleição presencial: após 15 dias do término da homologação final das inscrições.
  • Apuração dos votos: sob responsabilidade da Comissão Eleitoral.