A situação de emendas parlamentares, seus prazos e usos, motivou uma reunião entre a secretária Municipal da Cultura de Caxias do Sul, Tatiane Frizzo, e a deputada federal Denise Pessôa (PT), no início desta semana. No entanto, a complexidade dos projetos tratados apontou a necessidade de união de esforços para que os valores já disponibilizados por meio da petista não se percam e assim possam ser aproveitados da melhor maneira pelo setor de cultura da cidade.
Na ocasião, foi tratada a liberação das emendas parlamentares de R$ 1,2 milhão para a Rua Coberta na Praça das Feiras e R$ 900 mil para o Museu do Trabalhador, recursos já disponíveis para execução de emendas.
Entretanto, segundo a secretária Tatiane Frizzo, em conversas com equipe técnica da Prefeitura, os recursos necessários para o Museu do Trabalhador ultrapassariam consideravelmente o montante destinado, já que o local para construção do espaço, que é o Complexo da Maesa, necessita de intenso trabalho de revitalização por conta do estado de deterioração.
Neste sentido, ela adianta que uma nova reunião deve ocorrer nas próximas semanas entre equipe de trabalho da pasta, a deputada e também alguns sindicatos dispostos a auxiliar na execução do projeto.
“A ideia é contar com eles para viabilizar a busca de recursos para agilizar a confecção do projeto arquitetônico do Museu do Trabalhador, já que o valor da emenda só pode ser utilizado a partir do plano em mãos. E, desse valor, apenas 5% pode ser destinado a elaboração”, explica Tatiane.
Sobre o valor destinado à Rua Coberta, a ideia também é buscar recursos para que este montante também seja aproveitado na íntegra e o quanto antes, inclusive cogitando a busca por mais emendas e também apoio da iniciativa privada, considerando o benefício imediato que uma cobertura dará para a estruturação e promoção de feiras e eventos em Caxias.