Com um papel importante para o desenvolvimento econômico de Caxias do Sul, a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares (CAAF) completa em novembro 12 anos de atuação. A CAAF é formada por pequenos agricultores familiares (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados) que encontraram no cooperativismo uma maneira de organizar a produção e a comercialização para mercados institucionais.
A CAAF iniciou suas atividades ainda em 2009 no modelo associativo, e em 2010 se formou como cooperativa por meio da Lei Federal 11.947, que instituiu a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da alimentação das escolas públicas fosse fornecida pela agricultura familiar.
“Hoje a gente tem um raio muito grande de atuação, além de Caxias do Sul onde atendemos 100% da escolas estaduais e municipais, já estamos há vários anos na Região Metropolitana. No ano passado [2021], expandimos um pouco mais, hoje estamos em alguns municípios da fronteira. E, além dessas instituições de ensino, também fornecemos para as Forças Armadas e para hospitais”, o presidente da CAAF e um dos fundadores da cooperativa, Leonar Seefeeld.
Para as instituições de saúde, ele destacou que além de frutas e verduras, também são fornecidos alimentos industrializados pela própria agroindústria da cooperativa.
Produção da CAAF
A cooperativa conta atualmente com cerca de 300 famílias associadas, localizados em Caxias do Sul e região. As hortaliças, frutas e produtos agroindustrializados são destinados à alimentação escolar das redes estadual e municipal de 23 municípios do Rio Grande do Sul, quatro de São Paulo e três no Paraná.
No Rio Grande do Sul, são cerca de 1.300 pontos de entrega de alimentação escolar abastecidos pela CAAF, semanalmente. Os alimentos também atendem 32 quartéis localizados nas regiões da Serra, Metropolitana e na Fronteira, além de quatro hospitais. Conforme Seefeeld, no último ano foram mais de um milhão de quilos produzidos e distribuídos pela CAAF. Ao todo, a cooperativa conta com 16 agroindústrias familiares associadas.
Estrutura
A conquista de novos mercados demandou a ampliação de espaço físico da organização. A CAAF iniciou, em 2020, o fornecimento de alimentos higienizados e minimamente processados para hospitais. Esse projeto possibilitou a criação de um agroindústria própria, construída em 2021, com equipamentos que permitem agilidade e padrão dos produtos.
A demanda do mercado também fez ampliar o número de funcionários. Hoje a cooperativa opera com 45 colaboradores, sendo 15 novas vagas criadas em 2022.