Nesta sexta-feira (18), ocorre, em Porto Alegre, a celebração do contrato de adesão do Porto Meridional de Arroio do Sal. O evento será realizado na sede da Fiergs, às 12h, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e de representantes da Porto Meridional Participações S/A, empresa que adquiriu a concessão.
A medida autoriza a exploração de instalação portuária na modalidade de Terminal de Uso Privado (TUP) em Arroio do Sal, com investimentos estimados em R$ 1,3 bilhão, destinados à movimentação de granel sólido, granel líquido e gasoso, carga geral e conteinerizada. A previsão é que sejam gerados mais de 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.
A projeção é que o Porto Meridional sirva de rota logística para o Estado, permitindo a redução de distâncias no transporte de mercadorias. Com localização estratégica, o terminal terá papel fundamental no escoamento de produtos agrícolas, industriais e de outros setores para mercados nacionais e internacionais.
Autoridades locais estarão presentes
Uma comitiva partirá de Caxias do Sul às 9h para acompanhar a solenidade na Fiergs. Segundo o diretor-executivo do Grupo Mobilização por Caxias (MobiCaxias), Rogério Rodrigues, confirmaram presença, além dele, a prefeita em exercício, Paula Ioris, o vice-presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Rubem Antônio Bisi, e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e de empresas.
Apesar de estar na Capital para a reabertura oficial do Aeroporto Salgado Filho, a presença do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, não foi confirmada.