A Cresol, cooperativa de crédito com quase 30 anos de fundação, foi reconhecida no Prêmio ProsperaCoop nas categorias meio ambiente, finanças inclusivas e governança em Belo Horizonte (MG) neste mês. A premiação ocorreu durante o 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que debateu sustentabilidade e o futuro com aproximadamente seis mil pessoas ligadas ao cooperativismo entre os dias 7 e 9.
A instituição financeira conquistou 1° e 2° lugares em: finanças sustentáveis – 2º lugar Cresol Minas Gerais, com o projeto “Piscicultura intensiva em caixas-d’água”; governança – 2º lugar Projeto Embaixadores, da Cresol Minas Gerais; e meio ambiente – 1º lugar Projeto Cresol Siga, relacionado à qualidade da água, da Central Cresol Sicoper.
Com uma delegação de cerca de 120 pessoas, a Cresol contribuiu com painéis, workshops e debates. O presidente a instituição financeira, Cledir Magri, participou do painel “Liderança inspiradora: estratégia ESG na prática”, plenária principal do Concred.
“A política de sustentabilidade precisa fazer parte do planejamento estratégico, ter transversalidade na organização. E o papel da liderança é determinante para as ações serem colocadas em prática”, destacou Magri.
Durante a programação, a instituição também esteve representada no Painel Benefícios da Implementação ESG, com o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé; e na Arena 5.0, com a palestra Impacto ESG transformador, com Itamar Vodzicki, gerente do Cresol Instituto.
“Durante o Concred, a Cresol esteve com uma grande representatividade e, para nós, foi muito bom poder compartilhar nossa experiência sobre o tema ESG e fortalecer cada vez mais o cooperativismo brasileiro”, disse o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé.
Cledir Magri reverenciou a presença das três centrais da Cresol — Central Cresol Baser, Central Cresol Sicoper, Central Cresol Brasil. “Voltamos muito contentes e seguimos firmes e fortes na construção de uma sociedade mais próspera e sustentável, tendo o cooperativismo como o grande protagonista”, completou o presidente.
Cresol lidera repasses para pessoa física junto ao BNDES
A Cresol lidera os repasses para pessoa física junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de janeiro a julho deste ano, com a liberação de R$ 2,8 bilhões em 53.867 operações aprovadas.
Para Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação, esses números são relevantes para a instituição.
“Buscamos sempre as melhorias nas operações para ampliarmos as soluções de créditos, e esses números demonstram a seriedade do nosso sistema e a aproximação com os nossos cooperados na procura por recursos, tanto para realizar melhorias na produtividade como para desenvolver seus negócios”, disse.
No ranking de desempenho dos agentes financeiros divulgado pelo BNDES, no período, a cooperativa é referência nas operações de custeio tanto para agricultura familiar quanto para os médios e grandes produtores.
A parceria entre Cresol e BNDES já existe há 25 anos e se mantém forte com o objetivo de promover o acesso ao crédito e o desenvolvimento em todas as regiões do Brasil. Os recursos disponibilizados atendem cooperados pessoa física e pessoa jurídica e também ajudam o agro a prosperar.
Sobre a Cresol
Com 29 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 900 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.