Diante do aumento de golpes e fraudes financeiras no Brasil, as cooperativas de crédito, em parceria com o Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Câmara Temática de Crédito, lançaram a campanha #CliqueConsciente. A iniciativa, intitulada “Juntos por mais segurança digital”, foi apresentada no dia 8 de agosto, durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte. O evento reuniu mais de 5 mil participantes para debater o futuro do segmento cooperativista no país.
Segundo estudo da ClearSale, empresa especializada em inteligência de dados para a previsão de crimes financeiros, o Brasil contabilizou mais de 1 milhão de tentativas de fraude apenas na primeira metade de 2024. Os ataques resultaram em um prejuízo de R$ 1,2 bilhão, com uma tentativa de golpe ocorrendo a cada 3,2 segundos. Com esse panorama, a #CliqueConsciente surgiu como uma resposta para educar os cooperados sobre segurança digital.
A campanha está sendo desenvolvida em três etapas: prevenção, detecção e ação. A primeira aborda medidas proativas para evitar golpes e fraudes, enquanto a segunda ensina a identificar rapidamente atividades suspeitas. Já a etapa de ação fornece orientações sobre como reagir de forma eficaz caso uma fraude seja identificada.
A intercooperação é o ponto mais importante da #CliqueConsciente, já que cooperativas de crédito como Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred, Ailos, Credsis, Uniprime, Cooperforte, CrediBRF, Sisprime, Barrracred e Credicoamo se juntaram para criar uma rede de segurança robusta no combate a esses crimes.
Na Cresol, outras iniciativas também são mantidas para promover a segurança. Uma delas é a página Segurança – Cresol, que traz informações para ajudar a reconhecer e se proteger de diferentes tipos de golpes e fraudes, checklist de segurança e o que fazer em caso de identificar um golpe.
“Temos que conscientizar cada vez mais nossos cooperados sobre cuidados de segurança digital, para prevenir incidentes e perdas. Disseminar esses cuidados impacta a todos, é nosso papel orientar e contribuir com as ações para termos uma sociedade mais segura”, destaca Marco Carvalho de Oliveira, gerente de Segurança Cibernética da Cresol Confederação.
A divulgação da campanha #CliqueConsciente acontece até janeiro de 2025, por meio de diversos canais, como redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing e e-books.