
A expectativa é que os consumidores aumentem, em média, 12,6% seus investimentos em presentes de Páscoa em Caxias do Sul em relação ao ano passado. A porcentagem totaliza cerca de R$ 239,31 em compras por cliente. A intenção de aumento nos gastos em relação ao ano passado foi apontado por 64,8% dos entrevistados, com uma média de três presentes por pessoa. A pesquisa é da CDL Caxias.
A pesquisa revela que 51,7% dos moradores planejam ir às compras, enquanto 39,2% não têm essa intenção e 9,1% permanecem indecisos. Os principais motivos para a redução dos gastos incluem a priorização de outras despesas (37,1%), a falta de celebração da data (30%) e a ausência de destinatários para os presentes (24,9%). Além disso, 6,1% afirmam estar sem dinheiro ou crédito.
Entre aqueles que planejam gastar mais, 58,2% justificam essa decisão pelo aumento dos preços, enquanto 26,1% buscam oferecer presentes de melhor qualidade. Outros 10,7% pretendem adquirir uma quantidade maior de presentes e 4,4% desejam agradar mais pessoas.
90% presentearão com chocolate
Quanto aos produtos, 90,3% dos entrevistados já sabem o que comprarão. Dentre os que responderam à pesquisa da CDL Caxias, 90,1% escolherão chocolates, seguidos por 4,2% que optarão por brinquedos, 4,1% por roupas ou calçados e 1,3% que preferirão dinheiro ou vale-presente. Entre os chocolates, 41,5% afirmaram que escolherão ovos, 22,6% bombons, 14,4% barras, 12,8% cestas e 6,5% coelhos.
A forma de pagamento mais utilizada deverá ser o dinheiro (32,4%), seguida pelo Pix (25,1%) e cartão de débito (22,4%). A pesquisa de preços e produtos antes da compra é uma prática adotada por 81,4% dos consumidores, sendo que 75,5% afirmam que a ambientação das lojas estimula as compras.
A Pesquisa de Páscoa 2025 da CDL Caxias foi realizada com 605 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 23 e 28 de março de 2025. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://bit.ly/PesquisaPascoa2025.