DESENVOLVIMENTO

Comitiva empresarial de Caxias do Sul cumpre agenda de audiências em Brasília

Representantes da CIC Caxias e Simecs se reuniram com senadores e deputados para tratar de assuntos como energia e reforma tributária

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma comitiva empresarial de Caxias do Sul, liderada pela CIC Caxias, cumpriu uma agenda de audiências em Brasília nos dias 16 e 17 de setembro. O grupo buscou levar às autoridades pautas estratégicas para o desenvolvimento da Serra Gaúcha e do setor produtivo nacional.

Estiveram presentes o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), Ubiratã Rezler, o vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi e os diretores da entidade Daniel Randon, Mauro Bellini e Joarez Piccinini.

No primeiro dia, as reuniões incluíram encontros com a chefe de gabinete do senador Eduardo Braga, Valéria Thomé, e com o senador Luiz Carlos Heinze, para discutir tarifas de energia e Reforma Tributária. Os empresários também participaram de um almoço no Instituto Unidos Brasil (IUB), onde debateram a reestruturação do setor energético e as Medidas Provisórias que impactam o preço da energia.

À tarde, a comitiva se reuniu com o senador Efraim Filho, o deputado federal e coordenador da bancada gaúcha Marcelo Moraes e com Margarete Gandini, diretora do Departamento de Indústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). À noite, a CIC Caxias e o Simecs promoveram um jantar com mais de 20 parlamentares para compartilhar as apreensões e expectativas do setor produtivo regional.

Na quarta-feira (17), as atividades começaram com uma audiência na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com a diretora Maria Alice Nascimento, seguida de reuniões com a deputada Denise Pessôa e os senadores Ciro Nogueira e Hamilton Mourão. O grupo ainda foi recebido pelo deputado Ubiratan Sanderson, onde foi debatido o cenário político gaúcho.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, avaliou a missão como positiva, reforçando a importância do diálogo para a competitividade da indústria e a estabilidade política do país. “A forma como nossas pautas foram recebidas e consideradas por todas as autoridades com as quais nos reunimos demonstra que a CIC Caxias, além de ter um excelente trânsito em Brasília, é bastante respeitada entre parlamentares e órgãos do Executivo Federal”, afirmou.