QUEDA

Comércio de Caxias do Sul tem redução de 4,1% nas vendas de Natal

Ticket médio ficou estável em relação ao ano anterior, alcançando R$ 506 por consumidor. Redução teve, ao menos, dois fatores. Saiba mais

Natal 2024 - CDL Caxias - Crédito Alencar Turella
Natal 2024 - CDL Caxias - Crédito Alencar Turella

As vendas de Natal no comércio caxiense tiveram retração de 4,1%, em comparação ao mesmo período de 2023. De acordo com levantamento realizado pela CDL Caxias com lojistas da cidade, o feriado no meio da semana contribuiu para que a população viajasse mais cedo e diminuísse o fluxo de consumidores próximo à data. Outro ponto sinalizado pelos participantes foi a redução do poder aquisitivo da população e o aumento da inflação, observado pela mudança nas escolhas dos consumidores, que refletiram na decisão por presentes simbólicos e itens de menor valor.

No Natal de 2024, o ticket médio chegou a R$ 506,32, próximo aos R$ 523,96, previstos na pesquisa prévia de intenção de compras realizada pela CDL Caxias. O valor também ficou estável em relação a 2023, que havia sido de R$ 501,84 por consumidor.

Apesar da redução nas vendas, 67,3% dos empresários afirmaram que as negociações para a principal data comemorativa do comércio foram iguais (39,8%) ou melhores (27,5%) do que do ano anterior, enquanto que para 32,7% foram piores. A amostragem incluiu estabelecimentos de sete segmentos varejistas: bebidas e alimentos, brinquedos, cosméticos, eletrodomésticos e eletrônicos, joias e relógios, utensílios domésticos e vestuário e calçados.

Ainda de acordo com os lojistas, 45,9% dos clientes compraram uma semana antes do Natal, 27% nos 15 dias que antecederam a data e 8,2% no início de dezembro. Cerca de 32% das aquisições foram pagas por Pix, 27,7% com dinheiro e 25,5% com cartão de crédito.

Pouco mais de 15% das comercializações foram negociadas por meios digitais. Os aplicativos de mensagens (39,2%), Instagram (23,5%) e site próprio (19,6%) foram os principais canais utilizados.

Quanto à decoração, 86,5% dos lojistas declararam à CDL Caxias que enfeitaram seus estabelecimentos para o Natal. Desses, 75,3% disseram que ornamentaram como nos outros anos e apenas 14,2% afirmaram que incrementaram a decoração em relação à data em 2023.

A amostragem foi realizada entre os dias 07 e 10 de janeiro, pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias.

Produtos mais vendidos por segmento

Vestuário e calçados
Camisas
Camiseta
Chinelos
Sandálias
Sapatilhas
Tênis
Vestidos

Brinquedos
Brinquedos em geral

Cosméticos
Cremes
Hidratantes
Sabonetes

Eletrodomésticos e Eletrônicos
Eletrodomésticos em geral
Móveis
Celular
Caixa térmica

Joias e relógios
Óculos de sol
Óculos
Relógios

Utensílios domésticos
Utensílios em geral
Decoração
Panelas
Pratos

Alimentos e bebidas
Panetones
Cestas para presente
Espumantes