RESULTADO

Comércio de Caxias do Sul registra queda de 5,7% nas vendas de Dia das Crianças

Pesquisa da CDL aponta ticket médio de R$ 304,68; poder de compra reduzido e economia fragilizada são apontados como causas

Foto: Fabio Grison/Divulgação
Foto: Fabio Grison/Divulgação

As vendas do comércio de Caxias do Sul para o Dia das Crianças caíram 5,7% em 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. A amostragem do Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias também registrou um ticket médio de R$ 304,68 durante a data comemorativa.

O levantamento, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, mostrou que quase metade dos lojistas entrevistados pela entidade (48,1%) venderam menos que no ano anterior. Outros 36,4% mantiveram o mesmo volume, e apenas 15,5% reportaram melhora no desempenho.

A redução do poder aquisitivo da população foi o fator mais citado para o resultado negativo, com 27,9% das menções. Em seguida, veio o impacto da economia ainda fragilizada, com 26,7%, o menor movimento nas ruas, com 12,4%, e a preferência por produtos de menor valor, com 10,9%.

Estratégias

Entre os empresários que mantiveram ou melhoraram as vendas, as principais estratégias foram o uso intenso das redes sociais para divulgação, com 39,1% das respostas, a realização de promoções, com 27,3%, e uma maior variedade de produtos, com 18,4%.

O equivalente a 68,2% investiu em decoração temática. Na divulgação, as redes sociais foram o canal principal para 54,6% dos entrevistados. O WhatsApp liderou as vendas online, com 55,2%, e o comércio digital representou, em média, 14,8% do faturamento total.

Formas de pagamento

O cartão de crédito foi a forma de pagamento predominante, em 40,6% dos casos, seguido pelo PIX, com 34,1%. 

A maior concentração de compras ocorreu na semana anterior à data, para 56,7% dos lojistas. Outros 26,1% afirmaram que o pico aconteceu na véspera ou no próprio dia 12 de outubro. Brinquedos, vestuário e calçados foram os produtos mais vendidos durante o período.