O Dia das Mães, principal data do varejo no primeiro semestre, chega com boas expectativas para o comércio de Bento Gonçalves. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), 60% dos estabelecimentos esperam um desempenho melhor que o registrado no ano passado.
Entre os que projetam crescimento, a previsão média é de alta superior a 11% nas vendas, podendo chegar a 20% em alguns casos. Para aproveitar o momento, pouco mais de 45% dos lojistas devem promover ações especiais, como promoções, condições diferenciadas de pagamento e brindes para clientes. A celebração do Dia das Mães acontece no dia 11 de maio.
Os itens mais procurados devem ser roupas — especialmente malhas, blusas e casacos —, além de calçados e artigos de bazar, segundo o levantamento. A pesquisa também aponta que, mesmo entre os empresários que não preveem crescimento, o sentimento é positivo: os 40% restantes pretendem, ao menos, igualar as vendas do ano anterior.
“A data é estratégica para o comércio, sendo uma grande oportunidade para atrair os consumidores, e é importante que os lojistas preparem seus estabelecimentos para usufruir do bom momento. Personalização de ofertas e criação de experiências de compra são ferramentas importantes para estimular a decisão de compra”, analisa Marcos Carbone, presidente da CDL-BG.
O levantamento ainda mostra que 53,3% das lojas participantes captam suas vendas exclusivamente pelo varejo físico.