VINHOS

Com tour especial e rótulo comemorativo, Famiglia Valduga celebra os 150 anos da imigração

Noite festiva teve gastronomia, música e depoimento emocionado dos diretores

com tour
Visitação mostra etapas da elaboração de vinhos e espumantes. Crédito Gerson Lenhard

Com tour realizado de forma reverencial, a passos lentos e num silêncio que permite ouvir ao fundo os cantos gregorianos compondo o cenário, os grupos de clientes e amigos da Famiglia Valduga vão imergindo num mundo único onde joias engarrafadas repousam esperando por dois, três ou cinco anos pelo momento de serem libertas para taças reluzentes e o prazer dos sentidos.

Nas adegas percorridas num corredor de 180 metros estão tintos de respeito, brancos e espumantes refrescantes e reconhecidos. A capacidade de armazenamento é de mais de seis milhões de garrafas, mas hoje abriga 2,6 milhões delas.

Quase 300 convidados iniciaram percorrendo estes corredores impecavelmente limpos  uma experiência única na noite de sábado,23. Foi a data escolhida pela Famiglia Valduga para a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A noite ainda teve degustação de rótulo comemorativo à data,  seguida de coquetel e apresentação de curtos episódios contando as agruras e delícias que quem trabalhou e perseverou para estar onde está.

Os irmãos e sócios, João, Juarez e Eeielson deram as boas vindas e lembraram emocionadamente do legado dos avós e dos pais Luiz e Maria. Os Valduga têm suas raízes no Trento, mais precisamente em Roveretto e estiveram entre os primeiros imigrantes a ocupar o que hoje é o Vale dos Vinhedos.

Foi a partir de 1973 que a vinícola ganhou forma, se especializou em vinhos finos e ao mesmo tempo se tornou dos primeiros destinos enoturísticos do país. Hoje a Valduga é destino presente nas principais listas de “lugares que se deve conhecer no mundo”. Um verdadeiro parque enoturístico que além das caves possui jardins e pousadas para satisfazer os gostos mais exigentes.

As três estrelas presentes no rótulo comemorativo dos 150 anos, esclareceu Juarez, que é o diretor presidente do Grupo

“Poderiam significar os três irmãos ou as três gerações da empresa, mas representam o trinômio fé, família e trabalho, e nos representam fielmente”.

Tour e vinho comemorativo

Para marcar a trajetória dos 150 anos de pioneirismo e excelência, o grupo da Serra Gaúcha apresenta dois lançamentos especiais. O rótulo Gran Cabernet Franc, um tributo enológico à sua origem; e o Tour 150 Anos, uma experiência imersiva e sensorial que convida o público a viver de perto os momentos que moldaram a tradição da vinícola.

O Gran Cabernet Franc homenageia o primeiro vinho fino da vinícola, de 1981. Fruto da histórica safra de 2020 da Campanha Gaúcha, o vinho é elaborado com a primeira Vitis Vinifera tinta plantada nos vinhedos da Casa Valduga. Maturado por 20 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso, o rótulo ainda possui permanência de mais de três anos em afinamento na cave da vinícola.

Com uma tiragem limitada, inicialmente, o lançamento está disponível somente em lojas próprias, no valor de R$299,00. Com teor alcoólico de 14,5%, este vinho nobre tinto seco une tradição e inovação e pode ser harmonizado com carnes vermelhas de maneira geral, especialmente churrasco, filé com molhos, condimentados. Massas e risotos com funghi, tomate ou ervas finas, além de queijos maturados, também são opções para harmonização.

“O Gran Cabernet Franc nasce como uma homenagem à nossa origem. É um tributo à coragem dos nossos antepassados, à superação da nossa família e à evolução da vitivinicultura nacional. Cada garrafa carrega a emoção de 150 anos de história e o orgulho de um sonho que se renova a cada safra”, destaca Eduardo Valduga, enólogo e persona do grupo.

O outro lançamento é exatamente o tour 150 anos, que possibilita ao público vivenciar essa celebração histórica de forma inédita. A experiência conduz os visitantes por locais históricos da Casa Valduga, com ambientações especiais, degustações temáticas e uma narrativa envolvente sobre a trajetória da família desde a chegada ao Brasil.

O roteiro inclui tour guiado, degustação de rótulos históricos da vinícola, almoço no restaurante Maria Valduga e uma série de itens personalizados, como uma garrafa exclusiva do Cabernet Franc 2020 com o nome do visitante, chapéu e taça de cristal.

As vagas para o Tour 150 Anos são limitadas e já estão disponíveis para compra por meio da plataforma Wine Locals, pelo telefone (54) 99184-7973, ou presencialmente, conforme a disponibilidade.

Juarez, João e Erielson comandam o empreendimento ao lado dos filhos

Sobre o Grupo Famiglia Valduga

 Com seis marcas estratégicas – Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina e Vinotage -, o grupo empresarial é referência na arte de elaboração de vinhos finos e espumantes, levando a excelência dos rótulos nacionais ao mercado mundial, com diversas premiações. Localizado na Serra Gaúcha, o grupo atualmente é conhecido pela diversidade dos negócios e qualidade dos produtos e serviços, englobando também cervejas artesanais, produtos gourmet, suco de uva, cosméticos e o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil. Atualmente, a vinícola do grupo, Casa Valduga, se destaca por ser a primeira e única vinícola brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking do World’s Best Vineyards, além de possuir a maior cave de espumantes das Américas, com capacidade para armazenar mais de seis milhões de garrafas.