O novo presídio de Bento Gonçalves foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (3) às 10h durante uma solenidade. Estiveram presentes no local o governador do estado, Eduardo Leite, seu vice, Ranolfo Vieira Junior, o prefeito do município, Guilherme Pasin, o secretário de Estado da Administração Penitenciária, César Faccioli e o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga e demais autoridades.
A obra que teve mais de R$ 30 milhões em investimento, foi realizada através de permuta de bens que estavam em situação de desuso. O município realizou a doação ao estado da área de 143,750 mil metros quadrados, localizada no bairro Barracão. O espaço comporta até 420 apenados, com celas para até oito indivíduos. O espaço é preparado para portadores de necessidades especiais, refeitório, ambulatório de odontologia, oficina de trabalho, sala psicossocial, lavanderia, setor administrativo e apartamentos (setor administrativo).
O governador afirmou que o antigo presídio situado no centro do município deve ser destruído ” Para que aquele espaço possa ser reconvertido ao bem da sociedade de Bento Gonçalves, bem como o compromisso que o estado assumiu com o município quando ela fez a doação desta área, mas não apenas um compromisso formal, também importante que aquele espaço seja reconvertido e aproveitado pela sociedade, com outros usos, seja ainda na segurança, seja da polícia, seja com espaço de usos comunitários, mas será devolvido à comunidade”, diz.
O prefeito, Guilherme Pasin em seu discurso anunciou a pavimentação da estrada que liga ao presídio, “A estrada aqui não está concluída, nem iniciada foi. Parte deste processo, juntamente com a compra desta área em doação para o estado, o município de Bento Gonçalves, se puder contar com os demais municípios que são alvo desta regionalidade, iniciará no menor tempo possível, ainda neste trimestre, a pavimentação do acesso desta casa prisional”, afirma.
Superintendente da Susepe, César da Veiga fala sobre a importância do novo espaço “Irá aprimorar as condições dos presos da região, com instalações de tratamento penal e maior dignidade para as pessoas privadas de liberdade. Fazer a socialização das pessoas aqui reclusas, temos ciência que esse apenado vai voltar para a sociedade e então com essa inauguração estaremos dando mais condições efetivas tanto para segurar a reclusão social dos presos quanto para garantir a segurança da população”, diz.
Nove presos já foram transferidos para a nova casa prisional e segundo a Susepe deve ser cumprido um cronograma das transferências até a total desocupação do antigo espaço.
(Fotos: Susepe/Divulgação)