Shows musicais, eventos da área pet, atividades esportivas e turistas de lazer resultaram em mais movimento de público no último final de semana em Caxias do Sul.
Um dos indicativos é a ocupação hoteleira, que chegou a 60% na média dos dois dias, quando em outros finais de semana, sem grandes eventos, a taxa fica até 15% abaixo. Os dados são do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), que avaliou como boa a ocupação de hotéis, o que representa recuperação do turismo após perdas em 2024.
Eventos acrescem à ocupação hoteleira
Entre sexta (4) e domingo (6), a cidade teve atrações como o Pet Serra Summit, com público de 12 mil pessoas em dois dias, e a prova e a caminhada Reveza Caxias, que juntas reuniram quatro mil participantes de 23 cidades.
“Também tivemos movimento de centenas de crianças, com suas famílias, na Praça Dante Alighieri, onde abrimos na sexta a 2ª Páscoa de Caxias – O Grande Sabor dos Encontros. Os resultados desse final de semana, além de mostrarem que a cidade tem muitas opções, indicam o quanto o turismo contribui para a economia, nos mais variados serviços”, comenta o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier.
As apresentações dos cantores Thiaguinho e Delacruz também atraíram públicos significativos, com milhares de pessoas nos shows. Caxias do Sul recebeu ainda um grupo de jornalistas portugueses especializados em turismo, que vieram conhecer a cidade e puderam acrescentar à ocupação hoteleira.