Negócios e Mercado

Cidades inteligentes para o turismo foram tema de encontro no Vale dos Vinhedos

Autoridade da região de Valência (Espanha) trocou informações com participante do Bento + 20

Vjllra, à esquerda e os representantes locais trocaram informações
Vjllra, à esquerda e os representantes locais trocaram informações

Um grupo de representantes de entidades empresariais e do poder público de Bento Gonçalves, especialmente ligados ao grupo Bento + 20, recepcionaram e ouviram na manha de sábado,14, o espanhol Mario Elias Villar, que é diretor de Inteligência Turística de Valência. O Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas foi decisivo para que o município de Benidorm fosse a primeira cidade espanhola a receber o certificado de Destino Turístico Inteligente.

Durante o encontro, no restaurante Giordani, Vale dos Vinhedos, Villar ressaltou a importância dna troca de experiências que poderá obter em seu giro pelo estado. Ele tem agendas em Gramado e Porto Alegre e Curitiba, além de Bento Gonçalves onde foi apresentado pelo coordenador Adelgides Stefenon ao trabalho que o Bento +20 vem realizando.

Segundo Villar a região de Valência tem preparado várias cidades para se transformarem em destino turístico inteligente e afirmou não existir um pressuposto único para tanto. “Depende do tamanho da cidade, dos objetivos. Mais do que tudo precisa haver um compromisso com a governança, isso da parte pública, dos entes privados e da sociedade. Só quando estas três partes entendem o que fazaer e segue no mesmo caminho começa uma smart city”.

O espanhol disse ainda estar impressionado com os roteiros turísticos da região das hortênsias e da uva e vinho e de seu potencial. Definiu que Gramado é muito semelhante à cidade de Benidom e está no caminho certo para ser destino inteligente. “Bento Gonçalves pelo que vi também ainda tem um longo caminho e precisa saber que tipo de turismo quer fazer, se de massa ou para atrair visitantes com maior poder aquisitivo”. Ele indica ainda que é preciso É preciso amparar ações com base em dados, saber quem são os visitantes, o que eles falam da cidade nas redes sociais e a partir disto traçar estratégias.

O encontro contou com a presidente do CIC, Marijane Paese.